Ambev banca CT da base corintiana, mas não pode fazer propaganda
O Corinthians está construindo seu CT das categorias de base com ajuda da Ambev, mas a gigante do ramo de bebidas não deve tirar proveito direto desse investimento. Patrocinadora do clube, a empresa não pode capitalizar a ajuda ao clube do Parque São Jorge por conta da relação entre álcool e menores de idade.
O investimento faz parte de um projeto da Brahma, que tem uma verba separada para projetos que ampliem a estrutura dos seus clubes parceiros. Cada uma das equipes negocia para investir o dinheiro da melhor maneira possível. Como o próximo passo corintiano é a construção da nova casa das categorias de base, a direção direcionou o investimento para essa obra.
O espaço destinado às categorias de base ficará ao lado do que hoje é o CT do time profissional e já está no estágio inicial das obras, com a terraplanagem do local. O Corinthians deve utilizar, além da Ambev, outros parceiros para viabilizar a construção, sendo que parte dos recursos virá por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
O primeiro projeto aprovado pelo Ministério do Esporte prevê que R$ 12,2 milhões entrem nos cofres do clube. Desse valor, R$ 2,5 milhões já foram captados. É aí que a Ambev entra na história. Hoje a empresa já aparece na lista de patrocinadores disponível no site da pasta com um investimento de R$ 1,5 milhão.
Essa verba, porém, não será descontada do imposto de renda da Ambev, como prevê a Lei de Incentivo ao Esporte. Segundo a Ambev, esse investimento será feito por meio de patrocínio convencional, sem uso de recurso público. O problema é que, na base, as alternativas de capitalização da parceria são limitadas.
O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária estabelece vários limites para a propaganda de bebidas alcóolicas. O cuidado com a ligação com menores é tão grande que a orientação é que qualquer pessoa que participe de um comercial de bebidas alcóolicas tenha ou pareça ter 25 anos, para evitar qualquer má interpretação. A Ambev, ciente da limitação, em nenhum momento cogitou fazer propaganda no CT da base.
“A gente trabalha muito em nossas campanhas a questão do consumo responsável, de que se beber não pode dirigir. Temos também o adesivo dos 18 anos, que diz que menor e bebida é bola fora. Essa é uma grande preocupação nossa”, disse Rafael Pulcinelli, gerente de marketing da Ambev.
Na prática, a Ambev não pode estampar o logotipo da Brahma no CT da base ou fazer uso da imagem dos jogadores da base alvinegra em suas campanhas. Nada impede, porém, que ela aumente a exposição de suas marcas em outras propriedades que o clube oferece.
No último mês, por exemplo, a fachada do CT Joaquim Grava foi reformada e ganhou logotipos da Ambev e da Brahma, assim como algumas áreas internas do local. Pulcinelli nega que uma coisa tenha relação com a outra, mas fala em uma negociação constante com o clube para que haja uma maior ativação do contrato de patrocínio.
“A gente tem uma relação muito boa com o Corinthians. Tem algumas propriedades previstas no contrato e outras fomos melhorando”, disse ele.
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