Topo

Maradona e Romário atacam Conmebol: "mais corrupta que CBF e Fifa"

Guilherme Costa e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

04/09/2013 15h19

O encontro promovido por Andrés Sanchez e que reuniu nomes importantes do futebol, como Maradona, Romário e Francescoli, teve como principal temas a Conmebol e suas ações na condução do futebol na América do Sul. E todos os participantes criticaram muito a entidade que comanda a modalidade na América do Sul.

Um dos maiores críticos da CBF e da organização do futebol brasileiro, o hoje deputado federal Romário se mostrou assustado com o que viu sobre a Conmebol.

“Não imaginava que existisse uma entidade mais corrupta que a Fifa e a CBF. Hoje [quarta-feira], vimos coisa muito pior. A Conmebol é muito mais suja. É um evento para um movimento para o que é certo e justo e o que vi foi uma das maiores vergonhas da minha vida. Não podia imaginar que haveria uma entidade tão corrupta e que fizesse tão mal ao esporte”, disse o ex-atacante.

Romário também fez duras criticas a Marco Polo Del Nero, vice-presidente da CBF, presidente da FPF e membro da Conmebol, além de provável nome para suceder José Maria Marin.

“Por coincidência, Conmebol, CBF e Federação Paulista têm um nome em comum: Marco Polo Del Nero. O que vimos aqui e foi demonstrado pelos advogados do Uruguai é uma vergonha  oque acontece na Conmebol”, disse.

Diego Maradona também se mostrou contrário à atual gestão do futebol sul-americano e demonstrou apoio a Andrés, que não confirma o desejo de ser candidato à presidência da CBF.

“Apoiamos totalmente o Andrés. Se não, não estaríamos aqui. É com grande tristeza que vemos que o futebol na América do Sul não é para todos e está nas mãos de gente como Grondona e Leóz, que fazem muito mal ao futebol. Queremos um futebol transparente”, disse o ex-jogador argentino após o encontro.

Organizador o encontrou, Andrés Sanchez elogiou o encontro, que reuniu dirigentes de diversos clubes sul-americanos e nomes importantes do esporte.

“O futebol tem três pilares, que são clubes, jogadores e torcedores e conseguimos reunir dois deles aqui. Estamos aqui para exigir e cobrar mais transparência da Conmebol”, analisou. 

O evento no Parque São Jorge reuniu ídolos da América que fizeram sucesso no passado, entre os quais Romário, Maradona, Careca, Francescoli e Chilavert. Estiveram em pauta assuntos como as premiações propostas pela Conmebol na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana, além de outros pontos na relação entre a entidade e as equipes.

Corinthians, Santos e Botafogo apoiaram o evento. Um membro do G4 (grupo que reúne os quatro grandes paulistas) também esteve presente. Representantes de equipes sul-americanas compareceram ao Parque São Jorge (Peñarol, Nacional-URU, LDU, Caracas, Libertad, Sporting-PER).

"A nossa causa é a transparência e estou seguro que vai melhorar. Precisamos ter coragem, não vai ser fácil, mas espero sucesso", disse Francescoli. 

O ex-goleiro paraguaio Chilavert também marcou presença e relatou o descaso com a situação de ex-jogadores. 

"Essa é a revolução do futebol. Temos vergonha de tudo que acontece na Conmebol. Os clubes estão enfraquecidos e ex-jogadores não têm dinheiro nem para plano de saúde", relatou.