Topo

Pelé, Pepe e Zagallo lamentam pelo ex-parceiro Nilton Santos; veja frases

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/11/2013 17h53

A morte de Nilton Santos nesta quarta-feira mobilizou o futebol brasileiro. Ex-companheiros do botafoguense lamentaram a perda e exaltaram o futebol apresentado pelo o que eles mesmos definem como o maior lateral esquerdo do Brasil de todos os tempos. A opinião é também compartilhada pela Fifa, que o deu tal título após eleição realizada em 2000. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também emitiu nota de falecimento e decretou um minuto de silêncio nos próximos jogos.

“Perco um amigo e o futebol brasileiro perde seu melhor lateral de todos os tempos. A gente jogava no mesmo lado e eu pude ver como ele era incrível. Estivemos juntos na seleção brasileira em 1958 e 1962, ele sempre me incentivou demais”, lamentou Pepe, ex-jogador de Santos e seleção brasileira, ao UOL Esporte.

Quem também se mostrou bastante emocionado com a morte de Nilton Santos foi Zagallo. Além da seleção brasileira, os dois jogaram juntos por muitos anos no Botafogo. O ex-técnico da seleção brasileira, como não poderia deixar de ser, disse que sente muito a perda do amigo.

“É um dia de tristeza, ainda mais que eu e ele jogamos juntos. Somos bicampeões do mundo na seleção em 58 e 62. Uma perda inestimável. Um momento de tristeza sem tamanho. Fico sem palavras para chegar e falar tanta coisa sobre ele. Só tenho a lamentar e dar meus sentimentos à família. Foi um jogador extraordinário. A enciclopédia do futebol e o melhor lateral que já joguei”, afirmou a GloboNews.

“Tenho lembranças sensacionais e lamento estar dando meus sentimentos neste momento. Fará muita falta. A lembrança dele será eterna. Não só para os botafoguenses, onde viveu toda sua vida, mas para todo o povo brasileiro”, completou Zagallo.

Em seu perfil no Twitter, o Rei Pelé também se manifestou e ressaltou a importância que o lateral teve. "Eu tenho uma lembrança que jamais esquecerei: quando fui convocado para a Copa Roca em 1957, eu tinha 16 anos. Depois dos conselhos do meu pai Dondinho, o Nílton Santos foi o jogador que, com mais experiência, antes do treino me chamou e me encorajou para que eu não tivesse medo e jogasse o meu futebol. Depois estivemos juntos por vários anos na seleção brasileira, e ele continuou dando conselhos e eu no próximo ano acabei me tornando o mais jovem campeão do mundo. Além dele ter sido um craque ele foi um grande exemplo e eu serei eternamente agradecido pelo que ele fez por mim", escreveu o ex-atacante.

Nilton Santos morreu no início da tarde, vítima de pneumonia comunitária e insuficiência cardíaca. O corpo do ex-jogador será velado no salão nobre de General Severiano, nesta quarta-feira, a partir das 20h. Já o enterro será nesta quinta-feira, no cemitério São João Batista, às 16h, em Botafogo.

BLOGUEIROS DO UOL REPERCUTEM MORTE DE NILTON SANTOS

PERSONALIDADES LAMENTAM MORTE DE NILTON SANTOS

  • AFP PHOTO / AL-WATAN DOHA / KARIM JAAFAR

    "Que notícia triste recebo em Doha. Morre Nilton Santos, grande perda pela importância no futebol e pela história de vida. Descanse em paz".
    Zico, ex-jogador e técnico, via Twitter.

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    "Nilton Santos é um dos nomes mais importantes da história do futebol brasileiro. Parte e deixa muitas saudades".
    Ronaldo, ex-jogador, via Twitter.

  • Nelson Almeida/AFP Photo

    "Uma perda inestimável. Um momento de tristeza sem tamanho. Fico sem palavras para chegar e falar tanta coisa sobre ele. Só tenho a lamentar e dar meus sentimentos à família".
    Zagallo, ex-companheiro de seleção, a GloboNews

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    " Tive o privilégio de ver o Nílton Santos jogar. Um dos maiores do mundo, de todo os tempos, mesmo sendo zagueiro e lateral".
    José Maria Marin, presidente da CBF, via nota oficial.

  • Júlio César Guimarães/UOL/Arte UOL

    "Lamento profundamente a morte desse atleta e homem exemplar e me solidarizo com seus familiares e amigos".
    Aldo Rebelo, Ministro do Esporte, via nota oficial.

  • Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte

    "Hoje o futebol está de luto. Perdemos Nilton Santos, ícone brasileiro a quem eu admirava".
    Bebeto, ex-jogador, via twitter.

  • MaurilioCheli/ AFP Photo

    "Muita luz a família do Nilton Santos nesse momento. Obrigado, enciclopédia, por tudo que ofereceu ao futebol!".
    Alex, meia do Coritiba, via Twitter.

  • Phil Noble/REUTERS

    "Descanse em paz Nilton Santos e obrigado por tudo que fez pela nossa seleção. RIP Nilton Santos. #legend".
    Lucas Leiva, jogador do Liverpool, via Twitter.

  • Satiro Sodre/SSPress

    "Todo o conforto para a família neste momento. A Enciclopédia do futebol agora virou estrela! #NiltonSantos".
    Julio Cesar, jogador do Botafogo, via Twitter.

  • João Pires/Divulgação

    "Descanse em paz Nilton Santos. Deu grandes alegrias ao povo brasileiro jogava muito! Força a família".
    Leandrinho, jogador de basquete.

  • Reprodução/Instagram

    "Adeus ao wikipédia do futebol. RIP Nilton Santos".
    Helio de La Peña, humorista e torcedor do Botafogo, via Twitter.

"ENCICLOPÉDIA DO FUTEBOL" ERA O MELHOR AMIGO DE GARRINCHA

  • REUTERS

    Ex-lateral foi melhor amigo de Garrincha, que conheceu em um treino do Glorioso no meio da década de 50. O já respeitado lateral-esquerdo levou um drible entre as pernas de Mané. Ficou furioso, mas exigiu que o "Anjo das Pernas Tortas" fosse titular da equipe. Assim, não teria que marcar novamente o ponta-direita.

    Nílton Santos ganhou o apelido de "Enciclopédia do Futebol" por ser um jogador inteligente e com ampla visão de jogo, o que ajudou a seleção brasileira a conquistar o bicampeonato mundial (1958 e 1962).

RELEMBRE A TRAJETÓRIA DE NILTON SANTOS DO BOTAFOGO À SELEÇÃO