Topo

Neymar vira moda no Marrocos com camisas e barracas: "Melhor que o Messi"

Vendedor exibe a camisa de Neymar, uma das mais procuradas de Marrakech - Luiza Oliveira/UOL
Vendedor exibe a camisa de Neymar, uma das mais procuradas de Marrakech Imagem: Luiza Oliveira/UOL

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

10/12/2013 06h02

O sucesso de Neymar não se resume mais a Brasil e Espanha e já se tornou um fenômeno mundial. O craque virou moda até no Marrocos e sua camisa é uma das mais exibidas nas lojas de Marrakech, uma das sedes do Mundial de Clubes. O atacante já vem sendo comparado aao colega de Barcelona Lionel Messi.

Nas lojas e estandes do centro da cidade, é comum ver a camisa do brasileiro nas vitrines em diferentes tamanhos, do infantil e adulto. Ela aparece com destaque ao lado de outros uniformes do futebol mundial como a do Bayern de Munique de Franck Ribéry e a do Real Madrid de Cristiano Ronaldo.

Fãs de futebol, os marroquinos acompanham muito o Campeonato Espanhol pela proximidade entre os países. Os times preferidos são Real Madrid e Barcelona, mais até que as equipes locais. Para alguns torcedores, o brasileiro até já está à frente de Messi.

“Ele chegou ao Barcelona e se adaptou muito rápido. Joga muito bem, muito bem mesmo. É rápido e inteligente. Hoje é melhor que o Messi”, diz um torcedor do Barça com ar de comentarista esportivo.

Até o 11, número da camisa do brasileiro, faz sucesso em Marrakech. Na praça Jamna el Fna, a maior da África e considerada o coração da cidade, as barracas que vendem comida são organizadas por números. Os funcionários do estande 11 se orgulham por terem algo em comum com Neymar.

“Está vendo o número? É o número da camisa de Neymar”, conta sorridente Ahmed Sbittli, responsável por mostrar o cardápio e convidar as pessoas que passam no local para experimentarem os exóticos pratos marroquinos. Entre um cliente e outro, ele fala sobre o atacante. “Neymar está muito famoso aqui por causa do Barcelona. Mas já conhecia quando jogava no Santos e na seleção brasileira”.

  • Ahmed Sbittli

    Ahmed Sbittli exibe orgulhoso a placa com número 11 da barraca em que trabalha, o mesmo de Neymar