Topo

Ronaldinho ofusca cavalo campeão e vira maior estrela de hotel em Marrakech

Luiza Oliveira

Do UOL, em Marrakech (Marrocos)

10/12/2013 06h01

O palácio impressiona ainda visto da estrada de Marrakech. Dentro, os lustres de cristal, o exuberante roxo das poltronas do bar, o clima criado pelas luminárias e a piscina, um espelho d’água de 80 m, mostram a suntuosidade do Palais Selman. Um mordomo serve um famoso chá marroquino em um bule de prata para dar ainda mais charme ao local.

Apesar do luxo, o que mais chama a atenção é que o verdadeiro protagonista do hotel é um cavalo de origem árabe raro e campeão que está sendo ofuscado por outra estrela: Ronaldinho Gaúcho.

Árabe de pelos brancos, Sandhiran é o mais especial dentre os oito cavalos já especiais criados com muito mimo no Palais Selman. O hotel, um dos mais luxuosos de Marrakech, foi escolhido a dedo pelo presidente Alexandre Kalil para servir como base do Atlético-MG durante o Mundial de Clubes.

Em um dos enormes jardins perto da piscina há uma estátua em homenagem a Sandhiran e quadros espalhados pelos corredores dos quartos. O animal é xodó da família Bennani, proprietária do hotel, e motivo de orgulho dos funcionários que exaltam seus títulos em competições importantes na França, Dubai e Emirados Árabes.

“É um cavalo que não tem preço, não tem nem como calcular. E agora está melhor ainda porque já é experiente”, diz um dos empregados sobre o animal de 14 anos. Nesta semana, no entanto, Sandhiran não terá tanta mordomia e nem no hotel está ‘hospedado’.

Teve que dar lugar a outra estrela: Ronaldinho Gaúcho. A chegada do craque é tratada com grande expectativa pelos funcionários que têm boas recordações da época em que o astro brilhou no Barcelona. Os marroquinos gostam de futebol e são fãs, especialmente, de Real Madrid e Barcelona pela proximidade com a Espanha.

A visita do craque é tratada como um evento especial. “É, sem dúvida, um momento muito especial. Eu gostaria de tirar uma foto, só não tiro se a direção do hotel não permitir”, diz o recepcionista Amine Mohamed.

De tão curioso, sabe até detalhes da estadia do jogador. “Ele vai ficar no mesmo quarto que o Jô”, revela. Uma das camareiras do hotel também pretende guardar uma foto de recordação. “Estou ansiosa para vê-lo. Ele joga muito bem. Vamos deixar tudo bem preparado”, disse.

De fato, Ronaldinho não poderá reclamar da mordomia. O hotel será fechado para a delegação atleticana e tem mimos que vão desde spa a quartos requintados. Nas 56 suítes, decoradas pelo badalado arquiteto francês Jacques Garcia, cada detalhe é importante.

O luxo vai desde o couro especial marroquino na cabeceira das camas e cadeiras aos azulejos do banheiro em forma de mosaico. Como em um passe de mágica, o espelho se transforma em uma televisão moderna com canais de todo o mundo. Para fazer jus ao conforto, as diárias nos quartos do Atlético são salgadas e variam de 5 000 dirhams a 8 mil dirhams, algo em torno de R$ 1416 a R$ 2266.