Topo

Grêmio mantém aposta em 'gringos' de futuro e avalia peruano de 18 anos

Alex Succar (centro) é peruano, com 18 anos, e está sendo avaliado pelo Grêmio para Sub-20 - Reprodução/Twitter
Alex Succar (centro) é peruano, com 18 anos, e está sendo avaliado pelo Grêmio para Sub-20 Imagem: Reprodução/Twitter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/12/2013 16h19

Maxi Rodríguez é o exemplo seguido pela direção do Grêmio. Estrangeiro, jovem e contratado como aposta para o futuro. Neste molde, em 2014, o clube contará com Robertino Canavesio, zagueiro argentino vindo da base. E apostando em gringos de futuro, o avaliado agora é Alex Succar, atacante peruano de 18 anos que será integrado ao time Sub-20.

Alex Succar Cañote mede 1,80, é destro, completou 18 anos em agosto e atuava pela Academia Cantolao. No ano passado, viajou à Alemanha para períodos de testes no Colonia e no Freiburg. Porém, como tinha 17 anos não poderia assinar com nenhum dos times.

O jogador era pretendido também pelo Sporting Cristal, de acordo com a imprensa peruana. É considerado futuro craque do país e presente em convocações de seleções de base.

"É um jogador que está em fase final de avaliação, mas ainda não foi contratado. Ele tem qualidade, está no nosso projeto de análise. Veio para o Brasil, mas ainda não está contratado. Até pode ser, mas não está", disse o diretor executivo das categorias de base do Grêmio, Júnior Chávare, ao UOL Esporte.

O Tricolor utilizará um time Sub-20 nas rodadas iniciais do Gauchão. Por isso, caso seja contratado, Succar poderá atuar no Campeonato Estadual. A imprensa peruana dá a negociação como concretizada. Ainda há outro argentino no time Sub-19, Claudio Gaona, que deve disputar a Copa São Paulo.

A ampliação no limite de estrangeiros concedida pela CBF anima o Grêmio, que já teve até jogador africano em período de testes nas categorias inferiores. O departamento de futebol do clube não cansa de celebrar a abertura de mercado promovida pela liberação de 5 atletas de outras nacionalidades em campo ao mesmo tempo em jogos oficiais a partir da próxima temporada.