Topo

Atleticanos se apegam a 'mística' do Independência antes da estreia

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

18/12/2013 17h13

Torcedores do Atlético-MG, que compareceram ao estádio Independência, não esconderam a animação e confiança para a estreia do Atlético-MG no Mundial. Já de olho no Bayern de Munique, que se classificou para a decisão, os atleticanos se apegam à mística do estádio do Horto para dar sorte ao time mineiro, mesmo de longe.

O Independência se tornou trunfo para o Atlético desde a sua reforma, finalizada em 2012. O time mineiro transformou o estádio em sua casa e manda todos os jogos no “alçapão”. No local, o clube mineiro chegou a ficar 38 jogos invicto, e sofreu apenas uma derrota em um ano e meio.

No Independência, durante a campanha da Libertadores, o time mineiro conseguiu feitos heroicos, como a defesa do goleiro Victor, com o pé, em pênalti cobrado por Riascos, do Tijuana, aos 47 minutos do segundo tempo, além da eliminação em cima do Newell’s Old Boys, na semifinal.

“Aqui somos fortes. O Atlético pode estar no Marrocos. A distância é enorme, mas a gente tinha de vir ao nosso santuário, aqui nos acompanhou na Libertadores e agora não poderia ser diferente. Vamos comemorar nos dois dias aqui no Independência”, disse Wilson Souza.

A superstição de acompanhar o jogo no mesmo portão, 3, em que assistiu aos jogos da Libertadores, foi levada por Diego Bispo. “Quando soube que teria a oportunidade de assistir o jogo no meu caldeirão, já pensei, tem de ser no portão que estive na Libertadores”, afirmou.

A confiança pela força do Independência é tamanha entre os torcedores atleticanos, que muitos lamentaram o fato da final ser disputada apenas no Marrocos. “Gostaria que o Mundial fosse ida e volta. Poderíamos perder para o Bayern por 10 a 0, que aqui a gente reverteria fácil”, afirmou Karen Cristina Lima.

“A força aqui é impressionante. Este caldeirão consegue milagres”, acrescentou uma torcedora alvinegra.