Topo

Ministério Público investiga se pai de Neymar cometeu crime tributário

Neymar ao lado do pai após fazer exames médicos no Barcelona - Site oficial Neymar Jr
Neymar ao lado do pai após fazer exames médicos no Barcelona Imagem: Site oficial Neymar Jr

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

29/01/2014 15h39

O pai de Neymar está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por suspeita de crime tributário. A Procuradoria da República em Santos instaurou procedimento investigatório criminal para apurar eventuais irregularidades por parte de Neymar da Silva Santos, responsável pela empresa N & N Consultoria Esportiva e Empresarial Ltd. O MPF em Santos enviou ofício à Receita Federal do Brasil requisitando informações sobre a situação da empresa perante o fisco.

A investigação iniciou em 2013, após a transferência de Neymar para o Barcelona. Na semana passada, o clube catalão divulgou os valores do acordo. A equipe gastou mais de 86 milhões de euros para ficar com o atleta. Metade desse valor, 40 milhões de euros foram pagos à empresa do pai de Neymar pai, sendo que 10 milhões em 2011. 

O procurador da República Thiago Lacerda Nobre informou que  que foi enviado ofício ao Delegado da Receita Federal em Santos requisitando uma série de informações.

“Mandamos um ofício para a Receita questionando como ficava o desencontro de informações sobre os valores do Neymar. Pedimos para a receita as movimentações registradas da empresa. Eles têm um prazo de 20 dias para repassar ao Ministério Público Federal”, explicou Nobre ao UOL Esporte.

“Como ele confirmou que recebeu um valor do Barcelona, a gente vai esperar a Receita informar se esse montante foi declarado, principalmente o valor de 2011. Se não houver informação sobre recebimentos, vamos investigar”, afirmou o procurador.

Nobre informa que ainda não há como dar parecer sobre o caso ou se houve alguma irregularidade, já que a investigação está em fase preliminar. Segundo a Lei 8.137/90, a pena para crimes de ordem tributária vai de dois a cinco anos de prisão e pagamento de multa.

O MPF de Santos estuda solicitar informações, através de pedido de colaboração, ao Ministério Público Espanhol, que já está apurando o caso após denúncia de um sócio do Barcelona. A investigação levou o presidente do clube catalão, Sandro Rosell, a abandonar o cargo.

O MPF espera que com a colaboração da investigação espanhola será possível determinar se o valor depositado pelo Barça na conta da N & N Consultoria Esportiva e Empresarial Ltda. foi feito no Brasil ou no exterior, e também se todos os valores foram declarados.