Topo

Barcelona ganha presentão de goleiro rival e vence Real Sociedad

Do UOL, em São Paulo

05/02/2014 20h51

O Barcelona não contou com seus craques inspirados, mas ganhou um presentão da Real Sociedad para sair na frente na semifinal da Copa do Rei na noite desta quarta-feira. Com um gol contra do goleiro Zubikarai, o Barça venceu por 2 a 0 e deixou a vaga para a decisão bem encaminhada. O jogo de volta será na próxima semana. 

O goleiro de 29 anos foi o grande destaque da equipe basca com importantes defesas, mas acabou sendo castigado em um lance de azar.

Após Sanchez acertar a trave, o volante Elustrondo tentou afastar o perigo com um chutão. A bola, no entanto, acertou o peito de Zubikarai e morreu nas redes.

Antes, ele havia feito grandes defesas em arremates de Fábregas e outras duas em seguidas em chutes de Messi. Porém, ficará marcado pelo tento inusitado que sofreu aos 14min da etapa final.

Além das boas defesas e do lance de azar, Zubikarai não conseguiu impedir Busquets de abrir o placar aos 43min do primeiro tempo.

O tento de abertura causou grande irritação nos jogadores da Real Sociedad. No minuto anterior, Vela foi puxado por Mascherano antes de finalizar. O árbitro González nada marcou. Pela reclamação, Martínez foi expulso.

O Barcelona não fez grande jogo. Com o aniversariante Neymar nas tribunas, Messi, Pedro e Sanchez não estavam em uma noite inspirada e dificultaram o trabalho ofensivo. Ainda assim, a equipe da casa fez Zubikarai trabalhar.

Do outro lado, Pinto também teve que fazer duas boas defesas em chutes de Vela – um deles no polêmico lance. Porém, quando a partida já se aproximava do fim do primeiro tempo, Busquets aproveitou cruzamento rasteiro, dominou e mandou para as redes.

Na etapa final, a vantagem no placar e com um jogador a mais, o time de Tata Martino aproveitou para deixar o jogo ainda mais morno. Na chance mais clara, ganhou o presente de Zubikarai.

Após o gol contra, o goleiro não se abalou e continuou fazendo grandes defesas, como em uma finalização à queima roupa de Messi. Porém, a imagem que ficará com certeza será a do lance inusitado.  

Na outra semifinal, o Real Madrid obteve uma importante vitória por 3 a 0 sobre o rival Atlético de Madri em um clássico bastante tenso.