Topo

Rivaldo, rei da bicicleta, parou. Escolha o gol mais bonito do craque

Do UOL, em São Paulo

16/03/2014 06h00

O jornal espanhol Mundo Deportivo classificou Rivaldo como “o rei da bicicleta”. Isso porque o craque, que anunciou sua aposentadoria aos 41 anos neste sábado, costumava balançar as redes usando um dos recursos mais plásticos e mais difíceis do futebol. E foi justamente no Barcelona que ele se notabilizou por isso.

O gol de bicicleta mais famoso de Rivaldo aconteceu em 2001. Naquela oportunidade, o Barcelona precisava vencer o jogo, válido pela última rodada do Campeonato Espanhol, para se classificar para a Liga dos Campeões da Uefa. Rivaldo havia anotado dois gols (um de falta e outro de fora da área), mas o Valencia tinha conseguido o empate. Aos 43min do segundo tempo, o brasileiro marcou de bicicleta e definiu o placar.

A bicicleta foi vista pela primeira em 1914. No estádio El Morro, Ramón Unzaga, jogador do Club Estrella del Mar, de Talcahuano, balançou as redes fazendo o movimento. Desde então, uma série de craques ao redor do mundo, como Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Ibrahimovic,  contribuíram para o momento mais plástico do futebol.

A carreira de Rivaldo

Rivaldo apareceu para o futebol no Mogi Mirim, como parte da equipe que, com Leto e Válver, ficou conhecida como "carrossel caipira". O bom desempenho atraiu o interesse do Corinthians, que investiu na contratação por empréstimo.

O meia alternou bons e maus momentos no alvinegro; não conseguiu convencer os dirigentes a contratá-lo em definitivo. Quem resolveu trazê-lo em 1994 foi o rival Palmeiras, que na época mantinha a bem sucedida parceria com a Parmalat.

No alviverde, Rivaldo teve passagem vitoriosa, conquistando o Brasileirão em 1994, e o Campeonato Paulista em 1996, fazendo parte do ataque palmeirense que marcou mais de 100 gols na competição. Foi, porém, um dos jogadores mais crucificados da seleção olímpica que conquistou o bronze nas Olímpiadas de Atlanta, após uma traumática eliminação para a Nigéria de Kanu.


Do Palmeiras, Rivaldo foi para o Deportivo La Corunã. Na primeira temporada, marcou 21 gols e ajudou a equipe a terminar na terceira colocação do Campeonato Espanhol, conseguindo uma transferência para o Barcelona.

Na Catalunha, viveu o auge de sua carreira: foram dois títulos espanhóis, uma Copa do Rei e duas supercopas europeias. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1999, e chegou a ser o artilheiro da Liga dos Campeões em 2000, com dez gols.

Pela seleção brasileira, teve seu maior momento de brilho na conquista da Copa de 2002. Ao lado de Ronaldo e Ronaldinho, foi um dos destaques do time de Felipão que levantou a taça na Coreia e no Japão. Marcou cinco vezes, e participou da jogada de ambos os gols de Ronaldo na vitória sobre a Alemanha na final.