Topo

Intermediário no negócio, agente brasileiro chama Anelka de "mau caráter"

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2014 14h13

Intermediário brasileiro nas negociações para a contratação de Anelka pelo Atlético-MG, o empresário Robson Lima demonstrou irritação com o vídeo divulgado pelo veterano atacante, nesta quarta-feira, em que nega o acerto com o clube mineiro. Citado pela diretoria atleticana, como participante dos entendimentos, o agente confirmou a existência de um acordo assinado e rebateu as declarações do francês. “É estarrecedor, ele foi mau caráter ao afirmar isso”, salientou.

“A minha indignação, quando digo mau caráter, é que a gente está trabalhando em nome dele, a gente sabe da dimensão do Atlético, ele deveria estar feliz de jogar no Atlético. A gente estava credenciado para falar sobre ele, o próprio irmão dele estava aqui. Então, foi falta de caráter, um absurdo o que ele fez”, disse Robson Lima, ao UOL Esporte.

O representante brasileiro confirmou que Anelka assinou de próprio punho um documento que comprovava o acerto com o Atlético. “Isso vale mais ou tanto que o pré-contrato, o pré-contrato pode ser quebrado. Ele assinou, mandou para o Atlético, confirmando o acordo. Agora ele fala que não teve este acerto, é estarrecedor, uma vergonha”, observou.

“O Anelka não poderia nunca ter falado isso. Estava tudo acertado, o presidente (Alexandre Kalil) até esperou mais tempo para tuittar. Ele (Anelka) foi de um oportunismo enorme, ele achou que poderia brincar com a gente, com o Atlético, mas aqui tem gente séria”, acrescentou Robson Lima.

Ele trabalhou nesse negócio, ao lado do agente Fifa Cristian Casini, que representava o jogador nas negociações com o Atlético. Robson Lima confirmou a presença do irmão do atacante, Claude Anelka, que se reuniu em Belo Horizonte com os dirigentes do Atlético e reafirmou o acerto contratual.

“Trabalho com os agentes dele. Em relação ao motivo de paciência, o Atlético teve todo o limite, segurou até domingo. O Atlético esperou e depois ele nos comunicou que precisava ir ao Kuwait. Falamos que não tinha como adiar mais. Eu falei com ele que ele precisava informar isso para o Atlético e ele mandou um e-mail informando. Se fosse eu, já teria tomado esta medida há muito tempo”, comentou.

De acordo com Robson Lima, Anelka inclusive mandou passaportes para o Atlético, que emitiu passagens para o jogador vir para Belo Horizonte. “Ele mandou dois passaportes, um que estava vencido e outro certo, junto com de outros dois conselheiros dele, que viriam junto. Ele assinou antes um documento confirmando o acerto, contrato de dois anos. Então é uma vergonha este vídeo dele, ele afirmar que não tinha representante no Brasil”, disse.

Para Robson, o jogador francês mais uma vez manchou a sua imagem no futebol. “Ele já tem a sua imagem manchada, uma imagem complicada, que vocês jornalistas sabem. Ele perdeu grande chance de voltar ao futebol, do Atlético melhorar a sua imagem. Um clube de parâmetro mundial. Ele viu como repercutiu mundialmente quando o Atlético anunciou a sua contratação. Mas é um jogador complicado", afirmou.

No início da manhã desta quarta-feira, Anelka divulgou um vídeo em sua página oficial do Facebook, gravado no dia 8, dois dias após o anúncio da contratação, feito por Alexandre Kalil em seu Twitter. Na gravação, o atleta desmente que tivesse um acerto com o Atlético e deixa claro que não pensou em atuar no Brasil.

No final da manhã, Alexandre Kalil voltou a utilizar o Twitter, dessa vez para responder a Anelka e foi irônico ao comentar o caso: “A história do Anelka é realmente fantástica! Envolve o empresário francês, empresário brasileiro, o irmão dele, passagens, assinaturas e comissões”, escreveu Alexandre Kalil.

Depois da postagem no Twitter, Alexandre Kalil compareceu na eleição da CBF e voltou a falar sobre o caso. Mas desta vez de forma revoltada. “A verdade sobre o Anelka é... Ele fechou tudo comigo. Se o irmão não tivesse estado comigo, acertado salário, mandado passagem para Miami e França.... Se não fosse comigo, não ia acreditar no que aconteceu. Como ontem nós chutamos a bunda dele, porque falou que ia chegar 19 e mandamos ele chegar em outro lugar, ele falou que era tudo fantasia. Ontem mandou e-mail falando que ia chegar 19. Mandamos ele plantar batata. Ele vai ter que provar que é fantasia porque vamos a Fifa, vai ter que pagar o que nós gastamos com passagem, hospedagem... Vou tuitar se não estivesse assinado?!”, disparou o presidente.