Topo

Torcedores rivais se unem e enfrentam polícia em protesto na Turquia

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 14h20

Torcedores rivais de Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray se uniram por uma causa comum: um protesto contra o novo sistema de venda de ingressos para jogos na Turquia, feito pela internet, chamado Passolig, estabelecido pela federação turca de futebol.

Esse sistema permite que o operador de vendas tenha acesso a informações pessoais do comprador, como sua nacionalidade e seus dados bancários. A medida visa identificar mais facilmente os torcedores violentos e prevenir a entrada deles nos estádios, além de combater a ação de cambistas.

Além de dar acesso ao estádio, o novo cartão também pode ser usado no sistema público de transportes da Turquia e como cartão de débito, o que não evitou o protesto.

Centenas de torcedores se juntaram no último domingo na avenida Istiklal, em Istambul, e a polícia usou gás lacrimogênio e canhões de água para dispersar os manifestantes, segundo o jornal Hyrriyet Daily News.

Ainda segundo a publicação, os clubes que não adotarem o sistema para vender seus ingressos serão multados em cerca de 100 mil liras (aproximadamente R$ 104 mil). Para torcedores do Galatasaray, Besiktas, Fenerbahçe e Trabzonspor, o cartão custa 25 liras, enquanto os fãs de outras equipes pagam 15 liras.

Veja o vídeo da confusão: