Topo

C. Ronaldo faz 2 e Real Madrid conquista 1ª taça da temporada na Supercopa

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 17h36

As estreias do Real Madrid na primeira decisão continental da Europa na temporada eram de James Rodriguez e Toni Kroos, dois destaques da Copa do Mundo de 2014. Mas quem decidiu foi um nome mais conhecido pelos torcedores do time espanhol. Cristiano Ronaldo, que na Copa foi mal, voltou aos jogos oficiais pelo Real com dois gols nesta terça-feira e dando um título ao clube: 2 a 0 sobre o Sevilla para levantar a taça da Supercopa da Europa em Cardiff (País de Gales) - jogo que reúne o campeão da Liga dos Campeões e o campeão da Liga Europa. 

O Real Madrid conquista o torneio pela primeira vez desde 2002. Mas, ainda no começo da temporada, o troféu é mais simbólico do que festejado. Não à toa, Carlo Ancelotti estreou Kroos e James nesta partida. Ambos estiveram sumidos, ainda não entrosados com o elenco estelar do clube. Mas já campeões. Assim como Cristiano Ronaldo, que pode não se destacar em Copas mas, pelo menos nos clubes, segue decisivo.

Fases do jogo: Por ter um elenco mais qualificado, era óbvio que o Real Madrid teria que partir para o ataque, tomando a iniciativa, enquanto o Sevilla apostava na defesa. Porém, curiosamente, o primeiro gol da decisão, aos 29 minutos do 1° tempo, saiu da especialidade do Real Madrid: o contra-ataque - aquele poderoso que matou o Bayern de Munique nas semifinais da Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo aproveitou cruzamento de Bale para tocar para o fundo do gol de Beto, goleiro do Sevilla, que saiu mal no lance.

Na segunda etapa, o Sevilla percebeu que a temporada pode ser complicada, principalmente após as vendas de Moreno, para o Liverpool, e de Rakitic, seu antigo capitão, para o Barcelona. A equipe tentou sair para o jogo, mas não passava pelo meio do Real. E olha que o setor madrileno não tinha jogadores de características defensivas: Kroos, Modric, James e Bale. Pior para o Sevilla, que ao perder a bola, via o quarteto rival tocá-la de pé em pé rapidamente. Aos 4 minutos, eles a conduziram até Benzema, que tocou para C. Ronaldo bater de esquerda e marcar o segundo. Até o final do jogo, James saiu, Marcelo entrou (seu 1° jogo após o 7 a 1 na Copa) e o Real pouco criou. Porque não precisava. Taça da Supercopa da Europa garantida.

O melhor: Cristiano Ronaldo - Ele pode ter feito uma Copa do Mundo fraca, eliminado na primeira fase, mas ainda sabe jogar bola. Agora sem nenhuma contusão atrapalhando, estreou em jogos oficiais na nova temporada com dois gols, taça, velocidade e habilidade.

O pior: James Rodriguez - Beto, o goleiro do Sevilla, que tomou dois gols na partida (um deles passando entre os seus dedos), poderia ter sido escolhido o pior da partida. Mas teve boa atuação e evitou - assim com a zaga do clube vermelho - um placar mais elástico. O estreante James Rodriguez é que se mostrou ainda fora da forma que o consagrou na Copa. E dá sinais que pode demorar a entrar no esquema do Real Madrid. Diferentemente do outro estreante, Kroos, que pareceu já adaptado ao estilo de jogo do meio do Real apesar do pouco tempo junto com o grupo.

Chave do jogo: O meio de campo do Real Madrid. Com quatro nomes ofensivos, Kroos era o mais recuado. E ele, como volante, mostrou o que alguém dessa posição deve fazer no futebol atual. Bola no pé com qualidade de meia habilidoso, passes rápidos e ataque em bloco. Assim, o Real chegava com seis ao ataque: os quatro do meio, mais Ronaldo e Benzema. Como parar?

Para lembrar:

Cristiano Ronaldo marcou seu quarto gol em finais de competições continentais da Europa - com isso, passou Eusébio como o português com mais tentos em tais jogos.

O atacante já atuou contra o Sevilla por 12 vezes e, nessas partidas, marcou 18 gols com os dois desta terça, incrível 1,5 por jogo de média.

O jogo teve o famoso spray para marcar a distância da barreira em faltas. O uso dele é novidade na Europa, e caiu nas graças do continente após a Copa do Mundo no Brasil.

Pensou que invasões de gramado só ocorreriam na Copa do Mundo, e que o Brasil era o palco ideal para isso? Pois bem. Logo no primeiro jogo importante da Europa na temporada, um homem conseguiu entrar no campo do estádio de Cardiff, no País de Gales, no finalzinho do segundo tempo.