Topo

Aranha se diz decepcionado e cita Martin Luther King após sofrer racismo

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 10h19

Após sofrer com atos racistas por parte da torcida do Grêmio, Aranha se pronunciou sobre o caso. Decepcionado, o goleiro do Santos acredita que atitudes como a da noite desta quinta-feira em Porto Alegre precisam ser inibidas de todas as formas. Além disso, o atleta espera que a situação será combatida e citou até mesmo o famoso discurso "I Have a Dream", de Martin Luther King.

Ontem, esse mal mostrou a sua cara e isso foi bom porque tenho certeza de que será, mais uma vez, combatido e enfraquecido, como em 1963, quando Martin Luther king fez o seu famoso discurso 'I Have a Dream': 'Eu tenho um sonho. Que um dia viveremos em uma nação onde as pessoas não serão julgadas pela cor da pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter', disse em entrevista divulgada no site oficial do clube.

“Não tenho outra palavra a dizer, que não seja decepção. Estamos caminhando por um País melhor e vimos muitas manifestações em busca de melhorias nos últimos tempos. Mas atitudes como a de hoje (28), mostram que precisamos melhorar como seres humanos”, continuou. Caráter é tudo! Se não há homens de bem e pessoas de caráter, há uma contaminação na política, no trabalho, nos eventos e, claro, na vida. É preciso inibir esse tipo de ato, pois se não o fizermos, estamos, de certa maneira, concordando com isso."

Aranha ainda afirmou que o racismo continuará a acontecer nos estádios brasileiros caso não exista formas de inibir a atitude de determinados torcedores e que as pessoas precisam ajudar na conscientização contra o crime.

“Hoje, a vítima fui eu. No entanto, isso já ocorreu com várias outras pessoas e continuará acontecendo se não inibirmos esse tipo de ação. Agora, o mais importante é a consciência daqueles que estão próximos dessas pessoas a convencê-las de que este não é o caminho”, Aranha”, analisou. 

Aranha foi vitima de racismo no final da partida entre Grêmio e Santos pela Copa do Brasil e deixou o campo revoltado com alguns torcedores.

O Santos isentou o Grêmio de possíveis punições, mas prometeu acionar a Justiça para punir os torcedores que protagonizaram os atos de racismo contra o goleiro. Imagens da rede de televisão ESPN deixam bem claro as ofensas com gestos e palavras contra o camisa 1, que reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, mas não viu nada a ser relatado em súmula.