Topo

Árbitro muda texto e inclui racismo em súmula de jogo Grêmio x Santos

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 10h50

Após ter ignorado o tema na primeira versão da súmula, o árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) fez um adendo nesta sexta-feira (29) e incluiu no relatório do jogo Grêmio x Santos, válido pela Copa do Brasil, as ofensas racistas da torcida gaúcha ao goleiro Aranha. O incidente aconteceu na última quinta-feira (28), na Arena Grêmio.

“Informo que ao chegar ao hotel, advindo do estádio, por volta das 23h50, tive conhecimento através da imprensa que durante a partida existiram atos de racismo oriundos da torcida do Grêmio direcionados ao goleiro da equipe do Santos F.C., Sr. Mario Lúcio Duarte Costa, nº 1. Relato que aos 41 minutos do segundo tempo, durante uma paralisação do jogo, dois atletas que se encontravam no banco de reservas da equipe do Santos, nº 7, Sr. Robson de Souza e nº 10, Sr. Gabriel Barbosa Almeida, me relataram que o goleiro da sua equipe estava sendo vítima de atos de racismo, momento em que me dirigi até o referido atleta, o mesmo confirmou tal fato. Contudo, nenhum integrante da equipe de arbitragem ouviu ou presenciou tais atos. Após esta paralisação o jogo teve prosseguimento normal sem qualquer relato de outro atleta”, escreveu Pereira Sampaio.

A versão original da súmula ignorava o incidente, mas citava episódios como um rolo de papel higiênico arremessado no gramado e a expulsão do técnico do Grêmio, Luiz Felipe Scolari, que foi alijado da partida por ter reclamado de forma incisiva durante o intervalo.

Com base no adendo, o Grêmio deve ser denunciado. “O clube poderá responder por infração ao inciso do artigo 243-G do CBJD [Código Brasileiro de Justiça Desportiva]”, disse Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), ao jornal “Zero Hora”.

O artigo 243-G fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. As penas possíveis vão de perda de mando de campo até exclusão da competição.

O Grêmio já foi multado neste ano por causa de atos racistas de seus torcedores. Na decisão do Campeonato Gaúcho, o zagueiro Paulão, do Internacional, foi vítima do mesmo tipo de ofensa. O time tricolor teve de desembolsar R$ 80 mil por causa disso.

O caso de Aranha aconteceu no segundo tempo do jogo da última quinta-feira – vitória do Santos por 2 a 0 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Imagens da “ESPN” deixam clara a manifestação de torcedores do Grêmio, e a equipe do litoral de São Paulo fala inicialmente em pleitear punição apenas a essas pessoas.

“Caráter é tudo! Se não há homens de bem e pessoas de caráter, há uma contaminação na política, no trabalho, nos eventos e, claro, na vida. É preciso inibir esse tipo de ato, pois se não o fizermos, estamos, de certa maneira, concordando com isso”, disse Aranha depois do jogo.