Topo

Melhor goleiro da Copa falha e Polônia vence Alemanha pela 1ª vez

Do UOL, em São Paulo

11/10/2014 17h38

Com uma atuação brilhante de seu goleiro, a Polônia conseguiu vencer a Alemanha pela primeira vez na história, neste sábado, por 2 a 0, graças a uma falha do goleiro Neuer, eleito o melhor da posição na Copa do Brasil.

A partida, em Varsóvia, valeu pela segunda rodada das Eliminatórias para a Eurocopa-2016. O grande mérito dos poloneses foi conseguir conter o ímpeto dos atuais campeões mundiais, e marcar seus gols aproveitando-se de vacilos da defesa germânica.

É a segunda derrota dos alemães depois do título mundial no Brasil. A primeira havia sido uma goleada por 4 a 2 sofrida para a Argentina em amistoso. O time enfrentará agora a Irlanda na próxima terça-feira, pela terceira rodada do grupo D. Ao mesmo tempo, a Polônia vai encarar a Escócia.

Fases do jogo: até os primeiros 25 minutos, faltou ação na partida, e as duas equipes pareciam meio preguiçosas. A partir do meio do primeiro tempo, a Alemanha, consciente de seu favoritismo, começou a tomar mais iniciativa e ameaçar o gol polonês. Apesar de boas chances criadas, nenhuma ofereceu grande perigo à meta do time da casa.

No segundo tempo, a Polônia começou melhor e chegou ao gol logo no começo com Milik, que subiu sozinho na grande área, aproveitou uma bobeada da defesa e uma saída em falso de Manuel Neuer para fazer o gol. Em desvantagem no placar e melhor time, a Alemanha partiu para cima, mas os poloneses estavam seguros na defesa, principalmente por causa de defesas incríveis do goleiro Szczesny. Em um contra-ataque, os poloneses mataram o jogo no final com Mila.

O melhor: Szczesny. O goleiro do Arsenal e da Polônia foi o grande responsável por conter os alemães no segundo tempo, quando o time visitante foi com tudo para o ataque. Seguro debaixo da trave, ele fez defesas importantes e pareceu bastante concentrado durante toda a partida.

O pior: Neuer. Considerado um dos melhores do mundo em sua posição, o goleiro alemão saiu “caçando borboleta” no lance que originou o gol polonês.

Chave do jogo. A falha da defesa alemã. No único vacilo dos campeões mundiais, o polonês Milik apareceu sozinho na área e ainda contou com um erro de Manuel Neuer para fazer o primeiro gol do jogo, de cabeça.

Para lembrar:

Adeus, tabu! Foi a primeira vitória da Polônia sobre a Alemanha em toda a história. Antes deste sábado, os alemães haviam conseguido 12 triunfos e seis empates contra os poloneses. O tabu finalmente caiu.

Saudade. Foi a primeira vez que a Alemanha usou seu uniforme rubro-negro desde aquele histórico 7 a 1 sobre o Brasil em Belo Horizonte. Neste sábado, porém, o escudo da federação alemã tinha quatro estrelas sobre si.

Zuñiga polaco. No começo do segundo tempo, o atacante polonês Lewandowski dividiu um lance pelo alto com o alemão Kramer e levantou demais o joelho, acertando pelas costas. O lance lembrou muito a entrada do colombiano Zuñiga que tirou Neymar da Copa. Kramer, no entanto, voltou a campo logo depois.