Topo

CR7 marca aos 49, bate filho de goleiro lendário e reabilita Portugal

Do UOL, em São Paulo

14/10/2014 17h40

Filho do lendário goleiro Peter Schmeichel, ídolo do Manchester United, Kasper Schmeichel teve grande atuação pela Dinamarca nesta terça-feira, mas não conseguiu conter Cristiano Ronaldo e o time de Portugal, em partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa 2016.

Apesar das boas defesas do camisa 1, os portugueses venceram por 1 a 0 com um gol de cabeça do camisa 7, no último minuto da partida.

O placar foi fundamental para Portugal, que na estreia da competição foi derrotado pela Albânia. Com isso, chega aos três pontos e se recupera no Grupo I, no qual a própria Dinamarca aparece na ponta, dividindo a liderança com a Albania, com 4 pontos cada uma, mas em desvantagem nos critérios de desempate.

A partida entre Sérvia e Albânia, disputada nesta terça, foi paralisada após um drone com a bandeira albanesa sobrevoar o gramado e causar confusão envolvendo jogadores e torcedores.

Fases do jogo: Mesmo com CR7 em campo, Portugal adotou estratégia cautelosa diante da Dinamarca e preferiu se defender bem e contra-atacar com tudo. A estratégia rendeu boas chances aos portugueses, que pouco foram ameaçados. O camisa 7 quase marcou aos 6min e 16min – na primeira, Schmeichel defendeu, na segunda, a bola passou rente à trave.

Cristiano Ronaldo ainda criou chance para Nani aos 25min, com cruzamento da direita para cabeçada por cima do gol do jogador do Sporting. No único momento de tensão para o time visitante, a Dinamarca acertou a trave com chute de Krohn-Delhi de dentro da área. A bola tocou o poste e saiu, para alívio da pressionada seleção portuguesa.

O segundo tempo foi de menos criatividade por parte das equipes, com a melhora da Dinamarca, que quase marcou em mais uma finalização perigosa de Krohn-Dehli, aos 27min. Portugal, por sua vez, parou novamente em Schmeichel, que se jogou na frente de Cristiano Ronaldo e rebateu chute aos 5min. O camisa 7, no entanto, definiu a vitória ao desviar cobrança de escanteio aos 49min do segundo tempo, de cabeça.

O melhor: Kasper Schmeichel. Uma atuação para orgulhar o pai, o ex-goleiro Peter Schmeichel. Não foi tão exigido pelo ataque português, mas parou Cristiano Ronaldo em pelo menos três oportunidades, uma delas depois de fechar o ângulo do atacante dentro da área. Não evitou a derrota, mas foi bem.

O pior: falta de criatividade. A marcação pode ter sido eficiente por parte de ambos os times, mas nem com alterações durante o jogo ou aposta em seus principais jogadores Portugal e Dinamarca conseguiram criar um bom número de chances. Portugal dominou a maior parte do tempo, mas o jogo foi monótono.

Para lembrar:

Técnico estreante: Fernando Santos fez, contra a Dinamarca, o primeiro jogo oficial na seleção portuguesa. Ele não era o técnico na estreia – Paulo Bento, remanescente da Copa do Mundo, ainda estava no comando. A estreia de Santos foi na derrota para a França, em amistoso disputado há três dias.

Cristiano Ronaldo faz a diferença. Na estreia das Eliminatórias da Eurocopa, o time português não contou com o seu craque, que estava lesionado, e acabou derrotado pela AlbÂnia. Com o CR7, o desempenho melhorou, e a vitória veio nas Eliminatórias da Eurocopa.