Topo

Drone com bandeira cria confusão e faz jogo da Euro ser paralisado

Do UOL, em São Paulo

14/10/2014 16h55

Recheado de questões políticas, o jogo entre Sérvia e Albânia, em Belgrado, foi paralisado porque um drone com a bandeira da Albânia sobrevoou o gramado. Em um vídeo publicado na internet, o sérvio Mitrovic aparece recolhendo a bandeira, o que inicia uma confusão entre os jogadores das duas seleções.

Pelas imagens, é possível ver que albaneses se revoltam com o gesto e partem para cima do jogador, iniciando uma grande confusão com direito a presença de policiais e invasões do gramado. Nick Ames, jornalista do Guardian e da ESPN, que está trabalhando no estádio, registrou os acontecimentos em seu Twitter.

“Mitrovic pulou, agarrou a bandeira e a recolheu, e uma confusão explodiu por aqui. Jogadores e dirigentes lutando dos dois lados”, disse ele, retratando o caso como “incrível” e “caótico”. A Uefa, em seu site oficial, limitou-se a dizer que a partida foi temporariamente suspensa.

A confusão remonta a ao histórico de conflito do Kosovo, região que fica entre a Sérvia e a Albânia e está sob disputa política desde a guerra que pedia a independência em relação à antiga Iugoslávia no fim dos anos 1990.

Hoje, o Kosovo é reconhecido por algumas das principais potências da geopolítica mundial, como os EUA, mas não pela Sérvia e a União Europeia. Por isso, por exemplo, o país não pode constituir uma seleção nacional e disputar as Eliminatórias para a Euro, embora esteja filiado à Fifa. 

A questão é que a ligação entre Albânia e Kosovo é muito forte, até pelo fato de os albaneses terem sofrido uma grande diáspora na Europa. Alegando questões de segurança, a Sérvia decidiu que só venderia ingressos de visitantes para a partida desta terça para cidadãos albaneses que apresentassem passaporte do país.

A exigência foi considerada inaceitável pelos albaneses, cuja seleção jogaria em Belgrado pela primeira vez desde 1967. A medida tinha como objetivo barrar cidadãos do Kosovo, que adotaram a seleção da Albânia para torcer – segundo o Guardian, sete dos 23 jogadores da Albânia atual nasceram no Kosovo, o que ajuda a explicar essa relação.

Proibidos de entrar no estádio, então, os albaneses provavelmente usaram o drone para manifestar seu descontentamento com a situação, o que gerou uma confusão maior ainda.