Topo

Mesmo pouco inspirado, Cristiano Ronaldo salva Portugal e bate recorde

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 19h36

Portugal parecia que teria uma bela chance de conseguir facilmente três pontos nas Eliminatórias da Eurocopa. Com seu principal jogador em campo, e atuando em casa, tinha pela frente uma das piores equipes da Europa. Mas mesmo assim sofreu para ganhar.

No entanto, a única chance de Portugal foi justamente com o seu ídolo Cristiano Ronaldo, que fez o único gol do jogo e bateu um recorde europeu.

O 1 a 0 desta sexta-feira (14) fez Cristiano Ronaldo atingir a marca de maior artilheiro das Eliminatórias da Eurocopa e da Euro. São 23 gols marcados: 17 nas eliminatórias e seis em Eurocopas.

Apesar do recorde, o torcedor esperava mais. Com Cristiano Ronaldo em campo, a esperança da torcida portuguesa no Estádio Algarve era de gols logo no início de jogo ou até mesmo uma goleada. Mas a partida passou bem longe disso.

Na outra partida do Grupo I, a Dinamarca levou um susto e iniciou a partida perdendo. Mas conseguiu a virada. A partida terminou 3 a 1. 

Fases do jogo:

Os primeiros 45 minutos foram de uma Armênia fechada, contra uma seleção portuguesa sem criatividade e pontaria. Cristiano Ronaldo não chegou nem perto de assustar em duas cobranças de falta. E pior: tropeçou sozinho logo no primeiro minuto da partida.

Outro lance para os portugueses lamentarem foi a tentativa de chute de fora da área de Moutinho, que apenas estragou o gramado.

Por outro lado, a Armênia até chegou a assustar o goleiro Rui Patrício, que precisou fazer três boas defesas no primeiro tempo. A mais perigosa foi aos 14 minutos do primeiro tempo, em falta cobrada na meia lua por Mkrtchyan.

Diferentemente do primeiro tempo, Portugal começou a segunda etapa dominando a Armênia e parecia que o gol seria uma questão de calibrar melhor a pontaria. Mas o gol só saiu aos 25 minutos. A bola ficou viva na área da Armênia, Quaresma finalizou e Cristiano Ronaldo apenas empurrou para a rede. 

Toque dos técnicos: A entrada de Éder no lugar de Postiga, no início do segundo tempo ajudou a seleção portuguesa principalmente na movimentação no ataque, que ficou mais rápida.

Para completar, Quaresma, que também começou no banco de reservas, participou da jogada do gol e deu ainda mais qualidade ao setor ofensivo português. Enquanto isso, Bernard Challandes fechou ainda mais a sua equipe na defesa.

O melhor: Quaresma. Entrou no segundo tempo e mudou o jogo. A ótima movimentação do jogador na área fez com que a bola sobrasse para Cristiano Ronaldo fazer o único gol da partida.

O pior: Ricardo Carvalho. O jogador não conseguiu apoiar o ataque e não deu segurança à defesa portuguesa. Foi dele a falta que quase originou gol de Mkrtchyan no primeiro tempo.

Para lembrar: Portugal tropeçou nas Eliminatórias da Eurocopa. A equipe acabou derrotada em setembro pela Albânia por 1 a 0. E venceu pela primeira vez em casa, nesta sexta. Ainda assim ocupa a vice-liderança da chave com 6 pontos, um a menos do que a líder, Dinamarca, que tem um jogo a mais.