Topo

Cruzeiro tira lição de eliminação e prioriza Libertadores em 2015

Do UOL, em Belo Horizonte

09/12/2014 06h00

Bicampeão brasileiro de forma consecutiva, o Cruzeiro prepara o planejamento de 2015 com foco principal na disputa da Libertadores. O técnico Marcelo Oliveira admite que o time celeste deixou a desejar no torneio continental neste ano, mas vê a campanha que parou nas quartas de final como aprendizado. 

“Temos de partir deste ponto, a Libertadores é a principal competição do primeiro semestre. Vimos que o clube oscilou um pouco na Libertadores deste ano, estamos atentos, aprendemos, uma coisa é a teoria, outra coisa é a prática”, observou o treinador.

“Precisamos preparar para a prática. Não existe futebol sem que haja espírito de competição, todo mundo sabe jogar, se posta, temos de estar preparados para jogar, entrar forte na Libertadores”, acrescentou.

Depois de uma campanha irregular na fase de grupos, quando se classificou em segundo do grupo 5, o Cruzeiro foi eliminado da Libertadores 2014 pelo argentino San Lorenzo, que acabou por conquistar o título continental.

As contratações do Cruzeiro visam principalmente a Libertadores. Marcelo Oliveira entende que será importante contar com um grupo mais experiente para a disputa da tradicional competição. O clube mineiro conquistou o torneio duas vezes, em 1976 e em 1997.

O presidente Gilvan de Pinho Tavares já disse que seu objetivo para 2015 é conquistar a Libertadores e depois tentar o inédito do Mundial de Clubes. “Eu não vou dizer que somos favoritos, mas digo que somos um dos favoritos sem dúvida nenhuma. Vamos fazer tudo para manter os jogadores”, explicou.

“A gente deve tudo á torcida do Cruzeiro, que abraçou o programa de sócio-torcedor. Temos condições de bancar o salário e um custo caro como é o plantel do Cruzeiro. A torcida é quem faz o time. O dinheiro é todo revertido na montagem do plantel”, acrescentou o dirigente.

Já no primeiro dia de férias e planejamento para 2015, a diretoria celeste já anunciou mudanças no elenco. O lateral-direito Fabiano, que estava na Chapecoense, foi o primeiro reforço do clube. Por outro lado, deixaram a Toca da Raposa o lateral-esquerdo Samudio, o meia-atacante Marlone e o atacante Borges.