Topo

Real confirma favoritismo, vence San Lorenzo e conquista 4º título mundial

Do UOL, em São Paulo

20/12/2014 19h19

Não deu para o time do Papa Francisco. Em duelo disputado neste sábado, no estádio de Marrakesh, o Real Madrid confirmou o favoritismo diante dos argentinos e, com gols de Sergio Ramos e Gareth Bale, venceu o San Lorenzo pelo placar de 2 a 0. Desta forma, faturou seu quarto título mundial – já havia conquistado o mundo nos anos de 1960, 1998 e 2002.

Foi a 22ª vitória consecutiva do Real Madrid, que faz uma temporada impressionante. Classificou-se para as oitavas de final da Liga dos Campeões como único time com 100% de aproveitamento na fase de grupos, e ainda lidera o Campeonato Espanhol com um ponto de vantagem em relação ao Barcelona – mesmo com um jogo a menos que o rival.

Fases do jogo: Nem o juiz deu o apito inicial e já deu para ver qual seria a estratégia do San Lorenzo: amarrar a partida. Com diversas faltas e provocações, o time argentino procurou parar o jogo a todo o momento. Adiantou, por 36 minutos, mas chegou uma hora que não teve jeito. Mesmo sem criar tanto, o Real conseguiu o gol, em bola parada. Depois de cobrança de escanteio de Kroos, Sergio Ramos aproveitou uma de suas principais características, apareceu entre os defensores do San Lorenzo e mandou de cabeça para as redes. 1 a 0.

Já na etapa final, a força do ataque merengue finalmente funcionou, por baixo. Kroos tocou para Isco, que deu uma assistência perfeita para Gareth Bale; dentro da área, o galês finalizou mal, mas Torrico não segurou a bola e levou um ‘frango’, complicando ainda mais a situação do San Lorenzo dentro da decisão. Nem mesmo a entrada de Romagnoli ajudou o time argentino a equilibrar o jogo diante do Real Madrid, que permaneceu superior durante quase todo restante da partida. No fim, o San Lorenzo até arriscou uma pressão, mas já era tarde.

O melhor: Isco. Comandou o meio-campo do Real Madrid e foi responsável por uma assistência perfeita no segundo gol, convertido por Bale.

O pior: Torrico. Levou um ‘frango’ no segundo gol do Real Madrid. Com o 2 a 0, ficou difícil para o San Lorenzo reagir na decisão.

Chave do jogo: Erros. O San Lorenzo não podia falhar se quisesse surpreender o Real Madrid. Mas falhou. Primeiro na marcação do escanteio que originou o gol de Sergio Ramos. Depois, foi a vez do goleiro Torrico não defender o chute fácil de Bale.

Para lembrar:

Mais um recorde! Cristiano Ronaldo se tornou o quarto jogador na história a vencer o Mundial de Clubes com duas equipes diferentes – ele foi campeão com o Manchester United em 2008.

Zerado no Mundial. Em contrapartida, Cristiano Ronaldo terminou o Mundial de Clubes da Fifa sem balançar as redes. Na temporada 2014/15, o português acumula 32 gols em 24 jogos.

Bamos! Cerca de 12 mil torcedores argentinos acompanharam a decisão do Mundial no estádio de Marrakesh. Deram show e fizeram barulho até o fim, mesmo com a derrota.

Brasileiro saiu cedo. Marcelo sentiu uma lesão e acabou substituído ainda aos 43min do primeiro tempo. Foi substituído pelo português Fábio Coentrão.

REAL MADRID 2 X 0 SAN LORENZO

Local: Le Grand Stade de Marrakech, em Marrakech (Marrocos) 
Data: 20/12/2014 (sábado)
Árbitro: Walter Lopez (Guatemala) 
Assistentes: Leonel Leal (Costa Rica) e Gerson Lopez (Guatemala) 
Cartões amarelos: Sergio Ramos e Carvajal (Real Madrid); Ortigoza, Barrientos, Buffarini e Kannemann (San Lorenzo)
Gols: Sergio Ramos, aos 35min do primeiro tempo; Bale, aos 5min do segundo tempo

REAL MADRID
Casillas; Carvajal (Arbeloa), Sergio Ramos (Varane), Pepe e Marcelo (Fábio Coentrão); Kross, Isco e James Rodríguez; Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema
Técnico: Carlo Ancelotti

SAN LORENZO
Torrico; Buffarini, Kannemann, Yepes (Cetto) e Más; Mercier, Gonzalo Verón, Néstor Ortigoza e Kalinski (Romagnoli); Cauteruccio (Manuel Matos) e Barrientos
Técnico: Edgardo Bauza