Topo

Campeão, Cristiano Ronaldo mantém sina de "apagado" em Mundiais

Cristiano Ronaldo não de destacou no Marrocos. Ele passou em branco no Mundial - AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
Cristiano Ronaldo não de destacou no Marrocos. Ele passou em branco no Mundial Imagem: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO

Do UOL, em São Paulo

21/12/2014 06h00

Na vitória de 2 a 0 do Real Madrid contra o San Lorenzo, pela final do Mundial de Clubes, neste sábado, o atacante português Cristiano Ronaldo teve uma participação discreta para os seus padrões.

A temporada de 2014 foi até aqui a segunda do jogador em número de gols: 61, Só perde para a marca do ano passado, quando marcou 69 vezes. Na carreira, o jogador tem no currículo dois mundiais de clubes (em 2008 foi campeão com o Manchester United) e três Copas do Mundo com a seleção portuguesa. Em comum, apresentações abaixo das expectativas.
 
Além da final deste sábado, o jogador também teve uma atuação discreta na semifinal contra o Cruz Azul, vencida pelo Real Madrid por 4 a 0. Nas duas partidas Cristiano Ronaldo não marcou, coisa rara nesta temporada.
 
A última vez que ele havia ficado dois jogos sem marcar foi em agosto, em duas partidas contra o Atlético de Madri, pela Supertaça da Espanha. Em ambos os jogos, Cristiano Ronaldo jogou apenas meio tempo. O Atlético ficou com o título.
 
Na Copa do Mundo do Brasil, em três partidas, Cristiano Ronaldo não se destacou em nenhuma. Com problemas no joelho esquerdo, ainda que tenha afirmado que estava com plenas condições de jogo para o Mundial, ele não foi bem contra a Alemanha, na derrota por 4 a 0 em Salvador. Em Manaus, no empate por 2 a 2 contra os Estados Unidos, também teve uma atuação discreta. Seu único gol no torneio foi marcado na despedida, em que Portugal venceu Gana por 2 a 1 em Brasília.
 
Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, em quatro jogos ele só marcou nos 7 a 0 de Portugal contra a Coréia do Norte. Nos demais jogos, Portugal empatou por 0 a 0 contra o Brasil e contra a Costa do Marfim na primeira fase do torneio. Nas oitavas-de-final, Portugal perdeu por 1 a 0 da Espanha.
 
Em 2006, na Copa da Alemanha, o português marcou um gol contra o Irã. Nas quartas-de-final, contra a Inglaterra, marcou outro, na disputa por pênaltis.
 
Pelo Manchester, na disputa do Mundial de Clubes de 2008, Cristiano Ronaldo fez um gol na semifinal em que o time inglês venceu o Gamba Osaka por 5 a 3. Na final, o Manchester bateu a LDU, do Equador, por 1 a 0, gol de Rooney.