Topo

Tite aposta em tempo maior e treinos mais fortes para não reviver Tolima

Dassler Marques

Do UOL, em Orlando (EUA)

13/01/2015 13h23

De volta ao Corinthians com contrato de três anos e promessa de estabilidade, Tite também sabe que precisa começar com vitórias. O treinador admite a necessidade de resultados na Flórida Cup e na abertura do Campeonato Paulista, em 1º de fevereiro, mas principalmente por um lugar na fase de grupos da Copa Libertadores.

É muito por isso que, em pré-temporada nos Estados Unidos, Tite tem assustado os colegas de trabalho, no bom sentido, pelo ritmo acima do normal. Treinamentos longos e intensos, muitas vezes raros nesse estágio do ano, tentam levar a equipe a um ritmo próximo ao que o treinador espera para os confrontos com o Once Caldas-COL, em 4 e 11 de fevereiro.

Abaixo, veja os principais pontos da entrevista coletiva de Tite nesta terça-feira, em Orlando-EUA. O treinador explica os conceitos da pré-temporada, os planos para os primeiros jogos do ano e algumas escolhas que tem feito. 

Pré-temporada de quando enfrentou o Tolima x atual pré-temporada

É inevitável o comparativo em função da responsabilidade de momentos muito parecidos. Cada um do seu momento, aprendizados que se tiram, convicção que se tem. A que tenho é de intensidade física, técnica e emocional nos treinamentos e isso é preparação para o jogo. Nas equipes de alto nível, não vi fazerem treinos relaxados e no jogo vai lá e pega. Mesmo que ao invés de fazer 90 minutos (de treino), faça 60. Mas faça acelerado. Essa é a ideia. Cada um dentro da sua ideia de futebol.

Intervalo maior para a decisão nesta vez

Há tempo hábil maior entre uma temporada e outra para preparar a equipe. A necessidade de resultado existe, nós nos responsabilizamos e queremos, mas também sabemos que é uma preparação importante já para o início do Campeonato Paulista.

Melhor fisicamente em 2015

A gente quer chegar num patamar com os atletas no mesmo nível. Não vou passar dados da preparação física, mas é relevante para escalação da equipe. Assim que definiu minha contratação, liguei para todos os atletas, passei mensagem, ou foi por WhatsApp, ou por mensagem de voz. ‘Preparem-se porque temos preparação importante nesse torneio’.

Guerrero vai à Disney

Faz parte desse processo todo da participação do Corinthians. O representante é o Guerrero, mas nosso foco é na preparação. Eu conhecer os atletas, os atletas me conhecerem, e me readaptar com aqueles com quem eu trabalhei.

Como vê o Corinthians no retorno

Estou em momento de absorver todas as informações. Conversando muito com Edu, Fábio Carille (auxiliar), Fernando (comissão técnica), com todos os dados de informática sobre a equipe do ano passado. A integração à equipe é importante. A grande vantagem que terei nesses dois jogos é poder dar oportunidade a todos, mesmo em desnível de ritmo e preparação para as equipes alemãs.

Resultado na Flórida Cup

O resultado é importante, sim. É o objetivo final, sim. Sem se eximir da nossa responsabilidade. O que vamos fazer? Como não estamos no mesmo estágio, temos que compreender que nível de desempenho e enfrentamento estará abaixo. Talvez teremos estratégia de 45 minutos com uma equipe e 45 minutos com outra no primeiro jogo e encontrar uma forma alternativa de minimizar essas diferenças.

Carências do elenco

Independente do seu técnico, o Corinthians tem linha no comando do futebol. Estando fora agora, vi e ouvi que ele foi muito à mostra para outras equipes. De modelo. Dois jogadores de qualidade para cada posição. Isso é fundamental para desempenho, manter padrão e ambicionar título. Tivemos a saída de um zagueiro, só para dar um exemplo...tem que ter quatro jogadores, dois em cada função.

Obs.: Hoje Corinthians tem Gil, Felipe e dois jovens, Yago (22 anos) e Pedro Henrique (19 anos) na defesa.

Lodeiro ou Petros

Fiz o registro em relação ao Petros e faço em relação ao nível de treinamento e concentração que ele está tendo. Com ele na linha de três, temos consistência defensiva muito forte que já é uma marca. Coloquei a ele e grupo todo que iria trabalhar com dois meio-campistas, dois articuladores e dois atacantes. Lodeiro trabalha naquele setor do Petros e em 2013 teve 17 gols em 60 jogos. Isso dá poder ofensivo maior à equipe e a gente procura dar oportunidade. O Jadson, por exemplo, deu 14 assistências no Brasileiro, o Danilo foi efetivo.

Felipe na defesa

O Felipe vem se construindo e crescendo ao longo desse tempo e vai amadurecendo. Ele está pronto para brigar pela titularidade. Precisa de confiança e naturalidade com o peso e expectativa que gera a camisa do Corinthians. Estou muito tranquilo quanto a ele.

Ataque com Guerrero

Tendência é (usar o Emerson) porque também voltou bem e a gente tenta manter. Não tem o Malcom, então é Luciano, é Emerson ou Mendoza.

Legado da Copa ao trabalho

Alguns princípios são fundamentais. A compactação quando a pressão é alta, os jogadores da defesa precisam estar lá dentro para que não haja um espaço muito grande. Esse encurtamento de espaço é importante, independente do sistema. Essa pressão alta foi uma grande marca da Copa.

Tite acelerado nos treinamentos

É uma expectativa inicial minha (risos). Às vezes vou para o quarto e falo para mim mesmo, ‘calma’. Mas o que tenho é que prefiro diminuir um cara acelerado que aquele que precisa estar puxando. É do meu perfil. Para que na hora do jogo, tenha consciência que o que tinha que ser feito, foi feito. Se eu não ficar pilhado, não cobrar, não tenha situações de jogo, não estarão preparados para a partida. Eu vou precisar de uns três jogos para estar no meu normal. Esse tempo (parado) me trouxe coisas boas e me trouxe isso de passar às vezes um pouco demais. 

Tendência é de dois times nos jogos da Flórida Cup

A tendência inicial e do primeiro jogo está definida sempre assim. O Fábio começa a falar para mim (risos), que quando a equipe está tendo bom desempenho, eu vou querer segurar (substituições). Mas tenho que ter responsabilidade muito grande em cima da saúde e sei que há um tempo, que vou correr um risco, que temos o departamento médico para não correr riscos em função de resultados. Tem coisa maior ali na frente.

Emerson Sheik muito competitivo na pré-temporada

Pesa uma série de aspectos para escalação. Esse (experiência) pesa também. Se tivesse o Malcom, ele seria o atleta, isso está definido porque terminou bem. Dou sequência ao trabalho realizado. Abriram possibilidades para Luciano, Mendoza e Emerson e os três foram trabalhados. Ele (Sheik) vem em boa condição física, sim. Luciano um pouco abaixo. O Mendoza está chegando, tem a expectativa e às vezes você tem que aguardar. Sei o que pesa a camisa do Corinthians.

Possível adoção do sistema tático 4-1-4-1 futuramente

O Real Madrid se adaptou para marcar em duas linhas e deixar dois atacantes, Cristiano Ronaldo e Benzema, para fazer a compactação. Ele ataca no 4-1-4-1 ou 4-3-3, que diferem pouco. Existem dois momentos. O que mantive foi a estrutura do ano passado que já vinha anteriormente no 4-2-3-1, implementando variação de dois atacantes. Uma das partes do treino com dois enfiados, Guerrero e Emerson, com dois articuladores, Lodeiro e Renato Augusto pelos lados. Essa é a variação inicial.

Como blindar atrasos e falta de grandes reforços

Entendo e respeito toda a busca de informações de vocês (jornalistas), assim como a maneira fidedigna na abordagem de vocês. Mas não é da minha alçada, é dentro do campo, da exigência técnica. A direção pode falar mais a respeito e eu me atenho ao futebol.

Pretende usar mais jovens da base no novo trabalho

Se tem qualidade no trabalho de base, temos que colocar. Lembro de uma observação do Bielsa que colocou que mais importante que lançarmos garotos e colocarmos no currículo, diagnosticar que estão prontos para chegar e ficar é grande desafio. Sou dessa escola, e por favor não é um comparativo aqui com qualquer outra situação. Mas trazer e trabalhar para ver o atleta pronto para ficar. Exemplos, Malcom e Marquinhos. Bom, não foram muitos, mas na primeira passagem foram 14 ou 15. Vai depender muito do momento dos atletas.