Topo

Com gols de reforços, Palmeiras vence time chinês e desencanta em casa

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

17/01/2015 18h59

O Palmeiras venceu o Shandong Luneng por 3 a 1 na tarde deste sábado (17) no Allianz Parque. Os gols foram marcados por Lucas e Leandro Pereira, dois da extensa lista de reforços contratados para a temporada, e Cristaldo. O desconto ficou por conta de Montillo, de falta.

Essa também vale como a primeira vitória alviverde dentro de casa. Até então, eram dois jogos, com um empate e uma derrota.

Além da estreia dos dois autores dos gols, a partida também marcou a primeira partida de Vitor Hugo, Zé Roberto, Amaral, Gabriel, além de João Paulo e Andrei, que entraram no segundo tempo.

A programação do Palmeiras indica a disputa de mais um amistoso no próximo dia 24 de janeiro, após a semana de treinos que será feita em Itu, interior de São Paulo. A estreia no Paulista está marcada para o dia 31, contra o Grêmio Osasco, em local a definir.

Fases do jogo: O Palmeiras começou o jogo mostrando atenção e muita pegada, dois pedidos especiais de Oswaldo de Oliveira durante a semana. Tobio teve a chance de abrir o placar em um cruzamento de Mendieta e parou nas mãos do goleiro Yang Cheng. Em um lance isolado de perigo a Fernando Prass, Montillo foi mais feliz. O argentino bateu falta com perigo, fez a bola cruzar toda a área e morrer nas redes do goleiro.

A reação foi imediata, com Leandro Pereira marcando gol de cabeça após cruzamento de Maikon Leite e falha do goleiro chinês. A virada foi concretizada com chute que enganou Yang Cheng após desvio na zaga. Antes do fim, Zé Roberto ainda tentou desviar o chute de Maikon Leite, mas o carrinho não foi certeiro.

No segundo tempo, Oswaldo buscou dar ritmo a outros atletas. Ele promoveu a estreia de João Paulo no lugar de Zé Roberto e ainda deu chances a Cristaldo e Mouche, que logo saiu machucado e despertou preocupação. O ritmo do jogo foi caindo conforme o treinador dava chance a outros atletas que não entraram como titulares. Aos 29 minutos, Cristaldo aproveitou belo lançamento na direita da área e encheu o pé em um chute cruzado para aumentar o placar.

O melhor: A torcida. Mesmo em um jogo de pré-temporada, os palmeirenses lotaram os setores de ingressos mais baratos e compareceram em bom número nos outros setores.

O pior: Vagner Love. Outros atletas chineses não apresentam o mesmo nível técnico do brasileiro. Até por isso, Love ficou longe de atingir as expectativas. Completamente fora de forma, pouco assustou.

Toque dos técnicos: Oswaldo de Oliveira deu prioridade aos atletas que já estão treinando há mais tempo e promoveu a estreia de oito reforços. Já Cuca sofria com o o problema inverso. Sem nove atletas que estão na seleção da China e com a equipe completamente fora de forma, o treinador avisou que o jogo servia mais como experiência do que como busca de vitória.

Para lembrar

Perseguido. O show de vaias a Vagner Love começou logo no anúncio da escalação, no telão. Depois, toda a vez em que ele tocava na bola a torcida caprichava nos xingamentos.

Que calor! Um câmera não aguentou a temperatura, passou mal e precisou deixar o equipamento e da ajuda de companheiros para não cair. Ele saiu do gramado de maca.

Que calor! (2) Os sócios-torcedores do Avanti tiveram o privilégio de sentar no gramado para acompanhar ao jogo do nível do campo. O problema é que a combinação sol quente e sofá de couro não foi a ideal.

Vaias caseiras. Vinícius e Maikon Leite não conseguiram o carinho da torcida. Assim que tiveram seus nomes anunciados no sistema de som, eles ouviram vaias.

Fora de forma. Vagner Love e Aloísio mostraram que aproveitaram bastante as férias. Os dois mostraram que estão bem longe da forma ideal após o mais de um mês de férias.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 1 SHANDONG LUNENG


Data: 17 de janeiro de 2015, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Cartões amarelos: Li Wei e Aloísio (SHA); Gabriel e Andrei (PAL)
Gols: Montillo, aos 15 minutos do 1º T; Leandro, aos 17 minutos do 1º T, Lucas, aos 39 minutos do 1º T e Cristaldo, aos 29 minutos do 2º T

PALMEIRAS: Fernando Prass (Jaílson); Lucas (Ayrton), Tobio (Wellington), Vitor Hugo (Thiago Martins) e Zé Roberto (João Paulo): Amaral (Andrei Girotto), Gabriel (Renato) e Mendieta (Tiago Real): Allione (Victor Luis), Maikon Leite (Mouche) (Vinícius) e Leandro Pereira.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

SHANDONG LUNENG: Yang Cheng; Zang Chi, Zhao Mingtian, Dai Lin (Wan Quiang) e Zheng Zheng; Jr Urso, Li Wei, Montillo (Jeng) e Zhang Weizhao (Wang Yongpo); Aloisio (Cui Peng), e Vagner Love (Han Peng).
Técnico: Cuca