Topo

Com dois de Guerrero, Corinthians joga bem e supera Leverkusen de virada

Dassler Marques

Do UOL, em Jacksonville (EUA)

17/01/2015 17h50

O Corinthians reagiu e terminou a Flórida Cup de maneira positiva. Neste sábado, com dois gols do peruano Paolo Guerrero, superou o Bayer Leverkusen de virada e saiu com vitória por 2 a 1. O jogo realizado contra o terceiro colocado do Campeonato Alemão foi no Everbank Stadium, em Jacksonville.

Há dois dias, em Orlando, o Corinthians havia perdido para o Colônia-ALE por 1 a 0, mas assim termina a competição de forma positiva. Mesmo tendo iniciado a partida atrás do placar, o time do treinador Tite dominou boa parte das ações e fez por merecer o placar.

Ao contrário do que havia ocorrido no jogo passado, quando Tite mudou o time todo no intervalo, dessa vez os titulares corintianos tiveram mais tempo em cafmpo. O treinador só fez a primeira mudança aos 13min da etapa final. O Leverkusen, por sua vez, jogou com quase força máxima, mas fez sete trocas no intervalo. A Flórida Cup segue ainda neste sábado com Fluminense x Colônia, o que irá definir a equipe campeã nos Estados Unidos.

O ponto negativo do jogo em Jacksonville ficou para Emerson Sheik e o croata Spahic, zagueiro do Leverkusen. No primeiro minuto em campo, eles trocaram empurrões e até socos, mas não foram advertidos pela arbitragem.

Fases do jogo:

Contra a equipe praticamente titular do Bayer Leverkusen, terceiro lugar do Campeonato Alemão, o Corinthians conseguiu atuar em nível bastante similar. Tite repetiu a escalação da última quinta-feira e permitiu uma partida bastante equilibrada desde o início.

Mas, a exemplo do que havia ocorrido diante do Colônia, a equipe adversária saiu em vantagem. Dessa vez, o gol alemão veio aos 13min. O croata Drmic fez jogada pelo lado esquerdo, passou sem dificuldades por Felipe e rolou para Yurchenko, de frente para a meta, vencer Cássio na finalização.

Atrás do empate, o Corinthians mostrou qualidade e conseguiu controlar o jogo e buscar oportunidades. Mais uma vez, Renato Augusto chamou a responsabilidade e foi o principal nome na criação. Aceso, Emerson Sheik também deu velocidade pelo lado esquerdo, mas o gol saiu de quem normalmente tem saído.

Aos 28min, Renato cobrou escanteio com veneno e Paolo Guerrero mostrou por que é o principal jogador da equipe. Pelo alto, venceu o marcador e colocou para dentro. Foi o primeiro gol brasileiro na Flórida Cup e garantiu a igualdade do placar no primeiro tempo. Sheik, em bom contragolpe, levou perigo e ainda quase fez a virada.

Disposto a ver mais de seus titulares, Tite não fez trocas no intervalo, enquanto o Bayer Leverkusen mudou sete jogadores. Dessa maneira, um jogo que já era favorável para o Corinthians, ficou ainda melhor. Até porque o centroavante Kiessling, principal jogador dos alemães, saiu só 15 minutos depois de entrar.

Ainda dentro de campo, ele conseguiu assistir à virada corintiana. Pela direita, Fagner deu bom cruzamento pelo chão, e Guerrero bateu com estilo para vencer o goleiro Kresic. Nos minutos seguintes, o Corinthians teve o controle do jogo, apesar de várias substituições do treinador, e assim confirmou a primeira vitória de 2015.

O melhor: Paolo Guerrero. Autor de dois gols, o peruano foi mais uma vez determinante e acabou ovacionado pelos torcedores.

O pior: Elias. Mais uma vez, o volante foi discreto e quase não participou. No fim do primeiro tempo, sofreu um pisão e acabou também prejudicado.

Chave do jogo: A armação de jogadas do Corinthians. Mesmo sem Elias em dia inspirado, o time se encontrou com Renato Augusto em mais um dia inspirado e Guerrero perfeito na retenção de bola e nas finalizações.

Para lembrar:

Duas semanas para a estreia: O Corinthians faz amistoso contra o xará inglês Corinthian Casuals, no próximo sábado, no Itaquerão. No fim de semana seguinte, abre o Campeonato Paulista contra o Marília. E, enfim, três dias depois, inicia a decisão por vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, contra o Once Caldas, em 4 de fevereiro - também em São Paulo.

Contrato no fim: Paolo Guerrero tem vínculo com o Corinthians até o dia 17 de julho. Nesse momento, pode assinar pré-contrato com qualquer outra equipe. A direção corintiana reiniciará as conversas com ele na próxima semana.

Ficha técnica:

CORINTHIANS x BAYER LEVERKUSEN

Data: 17/01/2015 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Competição: Flórida Cup
Local: Everbank Stadium, em Jacksonville (EUA)
Arbitragem: Kevin Terry Jr (árbitro), Ramon Bermudez e Daniel Gutierrez (auxiliares)
Gols: Yurchenko aos 13min, Guerrero aos 28min do primeiro tempo; Guerrero aos 14min do segundo tempo

CORINTHIANS
Cássio; Fagner (Edílson), Felipe, Gil e Fábio Santos; Elias (Bruno Henrique) e Ralf; Renato Augusto (Danilo) e Lodeiro (Petros); Emerson (Mendoza) e Guerrero (Luciano).
Treinador: Tite

BAYER LEVERKUSEN
Leno (Kresic); Hilbert, Spahic (Rolfes), Boenisch (Wendel) e Boeder; Lars Bender (Frey), Gonzalo Castro (Reinartz), Yurchenko (Brandt) e Calhanoglu (Henrichs); Drmic (Kiessling) (Brasic) e Bellaric
Treinador: Roger Schmidt