Topo

Benzema se iguala a brasileiro Ronaldo, e Real goleia sem C. Ronaldo

Do UOL, em São Paulo

31/01/2015 14h50

Cristiano Ronaldo, punido por ter agredido o brasileiro Edmar em jogo contra o Córdoba, cumpriu neste sábado (31) o primeiro dos dois jogos de suspensão que ele recebeu. No entanto, Karim Benzema fez com que a torcida merengue não sentisse saudade. Com dois gols e uma participação determinante em outro, o francês foi o grande destaque numa vitória por 4 a 1 sobre a Real Sociedad, de virada, no Santiago Bernabéu. De quebra, igualou-se ao brasileiro Ronaldo, ex-dono da camisa 9.

Benzema agora tem 83 gols em 127 jogos com a camisa do Real Madrid no Campeonato Espanhol. Ronaldo anotou o mesmo número, mas em 177 partidas. O francês ainda ultrapassou Hierro e se isolou como 12º maior artilheiro da história do clube (128 bolas nas redes adversárias).

O resultado deste sábado manteve o Real Madrid na liderança do Campeonato Espanhol, agora com 51 pontos. A Real Sociedad tem apenas 22 e figura no 11º lugar da tabela.

Fases do jogo: A proposta do Real Madrid era marcar pressão no início, mas o time merengue não teve nem tempo para ver se isso funcionaria. Logo a 1min do primeiro tempo, Aritz Elustondo aproveitou um cruzamento da esquerda, apareceu totalmente livre dentro da área e completou de cabeça para as redes dos donos da casa.

Só que o Real Madrid também não deu tempo para medir o impacto que o gol teria na partida. Aos 3min, Marcelo cruzou da esquerda e encontrou James Rodríguez, que também usou a cabeça para empatar o duelo.

O jogo só começou a partir disso. Quando as duas equipes se assentaram em campo, o Real Madrid mostrou uma combinação de marcação pressão e intensidade. A Real Sociedad aproximou suas linhas, brigou pela posse de bola e tentou manter as ações na zona intermediária.

Sem espaço, o Real Madrid começou a usar bolas mais longas. Foi da intermediária que Marcelo cruzou aos 37min, na direção do segundo pau. Benzema disputou a bola pelo alto, e Sergio Ramos aproveitou a sobra para completar de pé direito.

A Real Sociedad apresentou um time competitivo em toda a partida, mas não tinha qualquer pretensão ofensiva contra o Real Madrid. Portanto, o segundo gol merengue contribuiu muito para reduzir a emoção da partida.

Essa sensação ficou ainda mais flagrante depois dos 6min do segundo tempo, quando Bale dominou a bola na esquerda, tabelou com Benzema, foi até a linha de fundo e cruzou para trás. O passe encontrou o francês, que bateu de primeira e fez 3 a 1.

Quando o jogo ficou morno, porém, Benzema apareceu. O francês marcou um golaço aos 31min do segundo tempo, quando tabelou com Isco na esquerda, recebeu na frente e bateu colocado, de pé direito, no ângulo esquerdo do goleiro Rulli.

O melhor: Benzema. O francês é um jogador que aparece pouco e que produz muito para o time. Apesar de não produzir tantos lances plásticos quanto Gareth Bale, participou do gol marcado por Sergio Ramos e anotou outros dois.

O pior: Aritz Elustondo. O lateral direito da Real Sociedad teve um início fantástico e abriu o placar de cabeça. Depois, porém, mostrou enorme fragilidade na marcação e não conseguiu acompanhar os rivais nos três primeiros gols do Real Madrid.

Chave do jogo: A reação rápida do Real Madrid. O time merengue mostrou mais uma vez a extensão de seu repertório e criou lances ofensivos a partir de diferentes iniciativas, mas tudo isso foi ajudado demais pela reação rápida. A despeito de a Real Sociedad ter marcado antes no Santiago Bernabéu, os madrilenos não tiveram tempo de sofrer algum abalo.

Toque dos técnicos: Sem Cristiano Ronaldo, Carlo Ancelotti deu mais liberdade a James Rodríguez. O colombiano atuou no lado do campo, com Isco e Ilarramendi como armadores centrais. Com isso, ainda que tenha perdido ações individuais, o Real Madrid ganhou em toque de bola.

Para lembrar

Artilheiro. O gol de Sergio Ramos neste sábado foi o 41º do zagueiro no Campeonato Espanhol. Ele é o quarto defensor que mais balançou as redes na história da competição (perde apenas para Hierro, Koeman e para o brasileiro Roberto Carlos).

Artilheiro da década. Aliás, apenas três jogadores anotaram pelo menos três gols em cada uma das últimas dez temporadas do Campeonato Espanhol. O feito foi registrado por Lionel Messi, Adúriz e Sergio Ramos.

Sem estreia. O jogo deste sábado podia ter marcado a estreia do volante brasileiro Lucas Silva, que o Cruzeiro negiou com o Real Madrid em janeiro. Ele foi relacionado, mas acabou cortado do banco de reservas.

Comandantes. Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, já havia disputado seis partidas contra David Moyes, que hoje está na Real Sociedad. Todos os jogos aconteceram quando o comandante merengue trabalhava no Chelsea, e o rival dele diria o Everton. E Moyes nunca havia sido derrotado.