Atlético-MG atinge 40 mil sócios com mais de mil adesões mesmo após derrota
O resultado ruim na estreia da Copa Libertadores parece não ter abalado a confiança do torcedor do Atlético-MG. Mesmo um dia depois de perder por 2 a 0 para o Colo-Colo, o clube registou mais de mil novos sócios. Com isso, o Atlético se torna o 9º clube do país que supera a marca de 40 mil associados, de acordo com o site do Movimento por um Futebol Melhor.
Mesmo que seja de maneira bem discreta, a direção atleticana já trabalha de forma diferente a relação com o Galo na Veia, nome dado ao programa de sócio-torcedor do clube, em relação ao que era feito na época do ex-presidente Alexandre Kalil. O único passo, por enquanto, foi dar desconto na compra de ingressos. Nas primeiras quatro partidas como mandante em 2015, incluindo o duelo com o Atlas, que já tem entradas à venda, o sócio atleticano comprou o bilhete com 50% de desconto.
A nova medida e a promessa de melhorar o programa fizeram o clube ter mais de 4,5 mil adesões somente em 2015, saltando de 35,7 mil para 40,2 mil, o quarto do país que mais ganhou sócios neste ano. Ainda não é possível saber o retorno financeiro desse crescimento, já que o Atlético tem duas modalidades dentro de seu programa. Na mais cara o atleticano paga quase R$ 3 mil por ano e tem a entrada garantida nos jogos como mandante. Na segunda opção o torcedor paga R$ 32 por mês e tem preferência na compra do bilhete e, desde janeiro, desconto no valor do ingresso.
Esse incremento no número de associados é uma das metas do presidente Daniel Nepomuceno, que assumiu o comando do clube em dezembro do ano passado. O novo mandatário sonha alto, sonha em conseguir passar de 100 mil sócios. Num primeiro momento, conseguir dobrar a arrecadação já está de bom tamanho. Em 2014 o faturamento líquido foi de 11,6 milhões.
“O vencimento agora é em abril. Então temos algum tempo para trabalhar essa renovação. Temos que equacionar a questão dos valores, isso é uma coisa muito tranquila. É saber trabalhar a quantidade de jogos que serão feitos no Independência e no Mineirão”, disse Nepomuceno em recente entrevista ao jornal O Tempo.
Lançado em 2012, rapidamente o Galo na Veia Black (modalidade mais cara) foi bem aceito. Inicialmente limitado a 5,4 mil torcedores, as vagas se esgotaram em três meses, por causa da chegada de Ronaldinho e a boa campanha no Brasileirão daquele ano. No ano seguinte foi lançado o Galo na Veia Prata (modalidade mais barata). Mas os aumentos de preços e o relacionamento ruim evitaram um grande número de adesões, mesmo com os títulos recentes da Copa Libertadores, da Recopa e da Copa do Brasil.
“Nós começamos uma política de desconto para quem compra pela internet para evitar fila, cambista e ter conforto. No Galo da Veia Black a meta é chegar a 10 mil pessoas, 8 mil pessoas, que é excelente para o clube, vai ajudar bastante nas finanças. Vamos trabalhar para um melhor conforto para este torcedor”, prometeu o presidente Daniel Nepomuceno.
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