Topo

Dunga chama ex-jogador Jairzinho para auxiliar seleção em amistosos

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 10h07

O ex-atacante Jairzinho foi escolhido para atuar como auxiliar técnico da seleção brasileira para os amistosos contra França e Chile. O cargo de auxiliar pontual foi criado pela atual comissão técnica, que assumiu a seleção time depois da Copa do Mundo de 2014. São ex-jogadores da equipe nacional, cuja principal atribuição é avaliar o grupo e o trabalho feito por Dunga.

Jairzinho disputou três Copas do Mundo, conquistado título em 1970, quando marcou gols em todas as partidas.

“[Jairzinho] Participou de uma das maiores seleções do mundo, em uma seleção que tinha um mito, Pelé, e o Jairzinho foi destaque. Quando se tem um coletivo não pode esperar que só um jogador decida tudo. Jairzinho demonstrou isso, assim como o Amarildo e teve esta atitude”, disse Dunga.

A figura de ex-jogadores como "conselheiros" dos atletas também funciona para preencher a ausência de psicólogos na seleção. Dunga não trabalha com psicólogos; o treinador entende que depoimentos e vivência de veteranos do futebol têm peso superior a sessões de psciologia. 

Na primeira convocação de ex-jogadores para a função, o cargo foi ocupado por Mauro Silva (campeão mundial em 1994, num grupo que também teve Dunga e o coordenador-técnico Gilmar Rinaldi). Na segunda lista, Edu, que esteve nos Mundiais de 1966, 1970 e 1974. O último auxiliar pontual havia sido Oscar Bernardi, integrante da seleção que encantou o planeta na Copa de 1982.

A convocação feita nesta quinta-feira é a última antes da lista final para a Copa América, que será realizada no Chile entre junho e julho. A seleção comandada por Dunga enfrentará França (26 de março, no Stade de France, em Saint-Denis) e Chile (29 de março, no Emirates Stadium, em Londres).

A passagem atual é a segunda de Dunga pelo comando da seleção brasileira. Ele assumiu o cargo depois da Copa de 2014 e já dirigiu o time em seis partidas, com 100% de aproveitamento até agora.