Topo

Fanáticos por camisas do Fla criam site e sonham com chancela do clube

O site criado pelos torcedores contempla inúmeras camisas históricas do Flamengo - Reprodução/ Internet
O site criado pelos torcedores contempla inúmeras camisas históricas do Flamengo Imagem: Reprodução/ Internet

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/03/2015 14h03

A diretoria do Flamengo costuma abraçar projetos idealizados por torcedores. Recentemente, iniciativas para pagar dívidas e contratar jogadores foram chanceladas pelo Rubro-negro. Movidos pela paixão e o sonho do reconhecimento como órgão oficial de consulta, quatro torcedores se uniram e criaram um site para reunir todas as camisas do clube da Gávea.

O www.flamantosagrado.com conta através dos uniformes a história de cada período utilizado. A ideia nasceu através de Vitor Eidelman, conselheiro e membro da comissão de uniformes do Flamengo. Desde 2008, o engenheiro civil, de 37 anos, sonha com a materialização da "enciclopédia".

Ao lado dos amigos Maurício Neves de Jesus, Eduardo Vinicius de Souza e Guilherme Nogueira de Almeida, o rubro-negro reuniu mais de 1.200 peças catalogadas. O número contempla as respectivas coleções e doações de conhecidos.

No momento, 250 modelos estão publicados no site, mas o objetivo é o de alcançar duas mil camisas, incluindo lançamentos de treino, vôlei, viagem, basquete, concentração e remo. Tudo o que envolva o Flamengo e tenha sido utilizado por atletas ao longo dos quase 120 anos de história.

"Pensamos em criar uma base de dados para os colecionadores entenderem a evolução dos uniformes. A história do clube acaba abordada diretamente. É uma espécie de enciclopédia do Flamengo. A meta nunca foi o retorno financeiro. A paixão pelo clube nos levou a isso. Não tem outra definição", afirmou Vitor.

Com o lançamento do site e da página no Facebook, o grupo comemorou o apoio da diretoria ao projeto. Além da possibilidade de utilização das imagens no museu do clube, o sonho dos amigos é de que o acervo eletrônico torne-se um braço de consulta oficial do Rubro-negro.

"O Flamengo nos procurou para utilizar as imagens no museu. Estamos em discussão com os dirigentes. O clube pode ajudar a divulgar. A ideia é realmente tornar a ferramenta oficial. É uma chancela fundamental", encerrou Eidelman.