Camisa de R$ 81 milhões do Fla é só até dezembro. E depois?
O Flamengo apresentou a parceria com a montadora Jeep e chegou aos R$ 81 milhões no uniforme até o final da temporada. O valor virou motivo de orgulho para diretoria e torcedores, já que não foram sentidas na Gávea as dificuldades de outros clubes em obter patrocínios.
Por outro lado, uma preocupação surge no horizonte rubro-negro. Os contratos com Jeep (R$ 4,5 milhões), Viton 44 (R$ 20 milhões), Caixa Econômica Federal (R$ 16 milhões) e TIM (R$ 2,5 milhões) se encerram em dezembro. A exceção fica por conta da fornecedora de material esportivo Adidas (R$ 38 milhões).
Como será o uniforme do Flamengo em 2016? A dúvida já faz parte do dia a dia. Depois do sucesso nas negociações com os atuais patrocinadores, a diretoria sabe que o panorama da próxima temporada é menos otimista.
A Caixa Econômica Federal estuda a readequação de patrocínios e a retirada do apoio a determinados clubes tem sido ventilada. A redução do tempo de vínculo com o Rubro-negro funcionou como um sinal para a diretoria. Nos bastidores, a saída do banco estatal é considerada encaminhada ao término de 2015, o que abrirá o principal espaço do uniforme aos interessados.
As situações das empresas Viton 44 e TIM são incógnitas. A meta da administração Bandeira de Mello é a de impedir a “camisa limpa” no início de 2016. Mesmo com a eleição para presidente do Flamengo em dezembro, o desejo é o de tentar antecipar contratos e renovações para o último trimestre do ano.
E a possível saída da Caixa pode terminar em um acordo com a Jeep para o patrocínio master. As partes já conversaram com entusiasmo sobre a alternativa e a pompa com a qual a parceria foi apresentada no Maracanã indicou para conselheiros e dirigentes apenas o início do relacionamento.
Apesar do risco de perder patrocinadores, o presidente Eduardo Bandeira de Mello aposta na imagem do Flamengo para conquistar empresas e até renovar vínculos com os parceiros.
“A Caixa ainda não sinalizou que sairá do futebol. Eles concentraram os investimentos de patrocínio e marcaram os vencimentos para dezembro. É uma maneira de planejar tudo com estrutura. Acho possível a continuidade da Caixa na cota master. Vejo como um bom negócio para todos”, explicou.
“Mas a busca por patrocinadores é permanente e não depende da validade de qualquer contrato. Trabalhamos 24 horas em cima disso. A ideia do Flamengo é chegar em dezembro com todos os contratos renovados. Apostamos na valorização ainda maior da nossa camisa no próximo ano”, encerrou.
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