Topo

Técnico colombiano aceita, e São Paulo aguarda ligação para fechar

Juan Carlos Osório passou quarta-feira com diretoria do SP em Medellín - AFP PHOTO / RODRIGO BUENDIA
Juan Carlos Osório passou quarta-feira com diretoria do SP em Medellín Imagem: AFP PHOTO / RODRIGO BUENDIA

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo*

21/05/2015 12h12

O presidente Carlos Miguel Aidar nega, mas passou o dia de quarta-feira em Medellín, na Colômbia, com Juan Carlos Osório, técnico do Atlético Nacional. Ao lado de Ataíde Gil Guerreiro, assistiu ao treino no centro de treinamento do clube colombiano, almoçou com o treinador e conheceu até a família de Osório. O técnico afirmou que tem interesse em treinar o São Paulo, disse que resolverá a rescisão contratual com o clube e ficou de, nos próximos dias, ligar para fechar o salário que receberá. A negociação com Osório foi revelada pelo UOL Esporte na manhã de quarta-feira.

"O nome do Juan Carlos Osório surgiu quando o Muricy saiu, ao lado de outros tantos nomes. Nós temos o interesse de contratar um técnico estrangeiro, com tecnologia de treinamento moderna. Tentamos o [Alejandro] Sabella e ouvimos um não. Pegamos um avião, fomos ao Chile e passamos um dia com o Jorge Sampaoli. Chegamos a fazer proposta financeira para ele, e ele nos disse que tinha compromisso com a seleção chilena até dezembro de 2018. Pensamos ainda na possibilidade do Marcelo Oliveira, do Cruzeiro. Cogitou-se o Doriva, técnico campeão paulista pelo Ituano e carioca pelo Vasco. Veio então o nome do Osório", afirmou Carlos Miguel Aidar, ao UOL Esporte, nesta quinta-feira. 
 
Carlos Miguel Aidar e Ataíde Gil Guerreiro, apesar de negarem, montaram uma operação de guerra para viajar à Colômbia e conversar com Osório. Deixaram a reunião do conselho deliberativo na terça-feira, às 20h30, e tomaram um avião para Bogotá. De lá, foram para Medellín. Assistiram no centro de treinamento do Atlético Nacional à atividade comandada por Osório - reservas jogaram contra o sub-17, era dia de jogo pelo Campeonato Colombiano. 
 
Depois, almoçaram em restaurante reservado pelo técnico colombiano - ele pagou a conta. Conversaram também com os outros integrantes da comissão técnica de Osório. Ouviram também do treinador que não há qualquer entrave para rescindir o contrato válido com o Atlético Nacional até o fim de 2017. Osório afirmou que isso é problema dele. 
 
Mais tarde, Aidar e Ataíde foram à casa de Osório em Medellín e conheceram a família do treinador. Lá, assistiram a vídeos de jogos recentes do São Paulo com análise do treinador colombiano. O técnico demonstrou conhecer todo o elenco da equipe. Souberam também que Osório tem uma proposta financeira milionária do Cruz Azul, do México, como publicou o Blog do PVC. Ouviram de Osório, porém, que o objetivo é treinar o São Paulo. 
 
Agora, o São Paulo se vê muito perto de fechar com Osório. Não há entrave salarial, uma vez que ele recebe em patamar inferior ao padrão da elite do futebol brasileiro. O que ficou acordado é que o técnico ligará nos próximos dias à diretoria são-paulina para conversar sobre valores. 
 
Enquanto Aidar e Ataíde tomavam o avião para São Paulo, o Atlético Nacional, de Osório, empatava por 3 a 3 com o Deportivo Cali pelo Campeonato Colombiano. A equipe joga as quartas de final e, se for derrotada no sábado, estará eliminada. Osório, então, deverá fazer a ligação. 
 
Aidar e Ataíde passaram dez horas na Colômbia e chegaram a São Paulo às 6h desta quinta-feira. A diretoria já tinha agendado uma reunião com o técnico português José Peseiro para segunda-feira porque não esperava sair de Medellín tão otimista, mas manteve a reunião.  
 
*Atualizada às 15h54