Topo

A fúria de Neymar: contido em vestiário e tentativa de agressão ao juiz

Guilherme Palenzuela e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Santiago (Chile)

19/06/2015 18h21

Por mais que companheiros e comissão técnica classifiquem publicamente a reação de Neymar após a derrota para a Colômbia como normal, não foi exatamente essa a classificação utilizada por pessoas próximas para definir o episódio que culminou com expulsão e suspensão da Copa América.

Segundo Alberto Lozada, membro do tribunal que participou do julgamento, Osses disse ao fiscal do jogo que Neymar tentou agredi-lo fisicamente. O atacante teria o puxado pela camisa e começou a xingar.

No entanto, na súmula da partida, o juiz não colocou a tentativa de agressão, apenas os insultos ditos por Neymar. Mesmo assim, essa versão constou no relatório da decisão desta sexta-feira.

Em contato informal com a Conmebol durante as conversas antes do julgamento do caso no Tribunal Disciplinar da entidade, integrantes da CBF informaram que o jogador teve que ser contido ao chegar no vestiário do estádio Monumental, após o jogo de quarta, tamanha sua irritação.

A reação assustou pessoas próximas e incomodou a comissão técnica. Os profissionais que trabalham diretamente com Neymar no dia a dia da seleção reprovaram tal comportamento.

A postura foi relatada na súmula. Além de bolada em Armero e cabeçada em outro colombiano, o documento diz que Neymar aguardou o árbitro Enrique Osses passar pelo túnel para insultá-lo.

Além do número de jogos que ficará sem Neymar, a comissão técnica da seleção tem outra preocupação em relação à punição que será anunciada em breve pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol. Os profissionais da CBF temem a reação do jogador diante da confirmação do período que não poderá entrar em campo.

Depois de horas de julgamento, a Conmebol divulgou que Neymar foi suspenso por quatro partidas, além de uma punição de US$ 10 mil. A CBF poderá recorrer da decisão neste fim de semana, mas a pena mínima é de três jogos, ou seja, o atacante poderia voltar na final caso o recurso fosse aceito.

Para pessoas próximas, o fato de perder suas férias e ter que ficar concentrado diante de tanta pressão tem incomodado o camisa 10 e capitão da seleção.
Nesta sexta-feira, no entanto, Neymar demonstrou um comportamento tranquilo. Entre os reservas, o jogador participou do treinamento tático comandando por Dunga no CT da Universidad de Chile, em La Cisterna, região metropolitana de Santiago.