Topo

Colômbia empata com Peru e põe Brasil no caminho do Paraguai

Do UOL, em São Paulo

21/06/2015 17h56

Algoz do Brasil na segunda rodada, a Colômbia não repetiu a boa atuação e ficou no 0 a 0 com o Peru neste domingo. O resultado põe o time de Dunga no caminho do Paraguai, vice-líder do grupo da Argentina. Se vencer ou empatar com a Venezuela, no jogo que completa a primeira fase da Copa América às 18h30, a seleção terminará como primeira colocada da sua chave.

Com o 0 a 0, Peru e Colômbia foram a quatro pontos ganhos com 0 de saldo de gols. Os peruanos levam vantagem por terem marcado dois gols nas rodadas iniciais. O Brasil, que hoje tem três pontos, só seria eliminado se perdesse o jogo contra a Venezuela.

Um empate deixaria a seleção verde-amarela com quatro pontos e na primeira colocação do Grupo C, com vantagem sobre o Peru nos critérios de desempate. Um triunfo diante da Venezuela, da mesma forma, deixaria o time de Dunga na liderança da chave, no caminho do Paraguai. Será a reedição de um confronto que eliminou o Brasil na última edição do torneio, em 2011, quando a seleção treinada por Mano Menezes  foi eliminada nos pênaltis depois de um 0 a 0.

O Peru, por sua vez, garantiu vaga na próxima fase ao menos como um dos melhores terceiros colocados. Já a Colômbia só avançará se houver um vencedor no duelo entre Brasil e Venezuela.

Fases do jogo:
A Colômbia começou o jogo fazendo uma espécie de blitz contra o Peru. Em dez minutos, criou pelos menos três chances de gol e por pouco não abriu o placar logo de cara. Só que Guerrero e companhia, com competência e alguma sorte, conseguiram conter o ímpeto dos rivais.

Com o jogo equilibrado, nenhum dos dois times se lançou ao ataque em busca da vitória. Na verdade, os dois lados temiam pagar caro por qualquer ousadia, já que se caracterizam pela qualidade ofensiva e a fragilidade na defesa. 

Na segunda metade do segundo tempo, pressionada pela desvantagem na tabela, a Colômbia passou a apostar mais em bolas alçadas na área. Fracassou. Com James, Cuadrado e Falcão em um dia sem inspiração, o 0 a 0 foi mantido no placar até o apito final. 

Melhor: Gallese. Goleiro peruano foi um dos obstáculos no caminho de uma Colômbia com mais talento e criatividade e que ainda assim não conseguiu converter o domínio em gols.

Pior: Falcao Garcia. Mais um capítulo em uma temporada apagada do atacante que vale milhões, mas não conseguiu mostrar seu valor em campo. Perdeu as poucas chances que teve e não criou a ponto de aliviar a vida da Colômbia.

Destaques:
Desfalques:
Os dois times sofreram com cartões amarelos para jogadores que estavam pendurados. Sanchez, da Colômbia, não entrará em campo nas quartas caso sua seleção avance. Já o Peru não poderá contar com Lobatón e Ballon pelo mesmo motivo.