Topo

Blatter entra com recurso contra suspensão de 90 dias da Fifa

Do UOL, em São Paulo

09/10/2015 07h29

Os advogados de Joseph Blatter entraram com recurso contra a suspensão de 90 dias aplicada na quinta-feira, pelo juiz alemão Hans-Joachim Eckert. De acordo com o New York Times, o corpo jurídico do dirigente argumenta que não houve direito à defesa e alega que inexistem provas contundentes para punir o suíço de 79 anos.

Uma cópia da defesa de Blatter foi obtida pelo jornal norte-americano. Os advogados ressaltam que não houve o princípio da presunção da inocência (em que uma pessoa só é considerada culpada após trânsito em julgado).

A suspensão se deu com base em uma investigação inicial, existindo somente indícios, acrescentaram os advogados de Blatter. 

Blatter deveria ser chamado pelo comitê de ética para apresentar sua versão ao caso. Houve apenas uma breve entrevista com investigadores, relata o recurso.

De acordo com o NYT, Blatter ficou sabendo da suspensão pela tela do computador em seu escritório.

Em nota oficial, Blatter, por meio de seus advogados, se disse "desapontado" com o comitê de ética da Fifa por não seguir o código de ética e de disciplina da entidade. "O comitê de ética se baseia em um mal-entendido da Procuradoria Geral da Suíça, que abriu investigação, mas não trouxe nenhuma acusação contra o presidente", falou. "Presidente Blatter aguarda a oportunidade de apresentar provas de que irá mostrar que ele não se envolveu em qualquer conduta imprópria, criminal ou algo do tipo", completou.

A pena de três meses também vale para Michel Platini, presidente da Uefa, e Jerome Valcke, que foi o número 2 da Fifa (e que já estava afastado do quadro da Fifa). A suspensão dos dirigentes pode ser prorrogada por até 45 dias.

Blatter é investigado por "apropriação indébita". Ele teria repassado a Jack Warner contrato de TV para Copa do Mundo por US$ 600 mil. Posteriormente, Warner, que presidia a Concacaf, revendeu os direitos por US$ 20 milhões. Acusado de corrupção, Warner foi banido do futebol

Eckert comandou a câmara julgadora do comitê de ética. Tal suspensão é a pena máxima prevista enquanto há uma investigação em andamento na Fifa.