Topo

Vitória histórica contra o Brasil causa Carnaval e comoção no Chile

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

09/10/2015 07h15

A vitória em cima do Brasil na noite da última quinta-feira, na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, causou verdadeira comoção no Chile. 

O estádio ficou em êxtase com o segundo gol e a comemoração foi mais longa do que a de um gol qualquer. Na saída, os torcedores não queriam deixar os arredores do local, fizeram festa para tudo, inclusive para o ônibus deixando o local, provocando qualquer brasileiro que por ali passasse.

Até mesmo na zona mista, onde os jogadores passam para dar entrevista após a partida, foi possível ver festa de torcedores que se espremiam em um portão em busca de um gesto de longe dos atletas chilenos. Até alguns jornalistas não escondiam a felicidade.

O sentimento é único e foi sentido pela primeira vez nos últimos 15 anos: ganhar do Brasil. Desde 2000, isso não acontecia. Por isso, Sampaoli já avisou que quer que o país comemore muito essa vitória e que ele e seus atletas entrem para a história do futebol chileno.

"Ganhar do Brasil é ganhar do melhor. Já tínhamos vencido a Argentina, mas nunca o Brasil. Isso coloca o Chile em um nível diferente no respeito do futebol mundial. É para se dar importância. Temos que aproveitar esse momento porque não será eterno. Tomara que todos possam desfrutar esse nosso desempenho contra uma equipe com tanta história, uma equipe pentacampeã, que nos dá muita esperança de classificar para a Rússia, em 2018", analisou o treinador.

Imprensa chilena fala em Carnaval

A imprensa do Chile também exaltou sua seleção na vitória contra a seleção brasileira na rodada inicial das eliminatórias da Copa do Mundo. Jornais de Santiago destacaram a maneira como os chilenos envolveram os rivais brasileiros, como um baile no estádio Nacional.

“Vargas e Sanchez presentearam o Chile com um histórico Carnaval ante Brasil após 15 anos sem triunfos”, estampou o La Tercera, principal jornal chileno.

Jornal chileno destaca vitória de sua seleção contra o Brasil - Reprodução - Reprodução
Jornal chileno destaca vitória de sua seleção contra o Brasil
Imagem: Reprodução

“O Chile apelou aos superpoderes de seus craques em uma vitória inapelável”, abriu o Lun.com.

O fim de um longo jejum também foi celebrado pela imprensa do Chile. As últimas três eliminações do Chile em Copas do Mundo foram para o Brasil. Em geral, os jornais chilenos entendem que a seleção brasileira não impõe tanto medo como antes.

“O Brasil, que sempre nos venceu, não é mais um mistério para ninguém. As diferenças agora são que eles [brasileiros] têm a Xuxa e as cinco estrelas no escudo pelas Copas que venceram”, apresenta o La Cuarta.

O placar de 2 a 0 refletiu a superioridade chilena na partida. Além dos dois gols, o Chile acertou duas bolas na trave. O Brasil, por sua vez, pouco produziu ofensivamente. Hulk não rendeu como centroavante, e Oscar foi figura apagada, sendo eleito pelos blogueiros do UOL como o pior da partida.

Jornal Emol

“La Roja demonstrou por que é a atual campeã da Copa América. Com autoridade, superou o Brasil. O time de Sampaoli mostrou sua melhor cara e avisou aos rivais que segue em busca do melhor caminho”

La Cuarta

“Com esta vitória, passaremos o Brasil no Ranking Fifa. Assim sendo, pela primeira vez olharemos para baixo os pentacampeões”