Topo

Cantor do The Voice não quer ser visto como 'sanguessuga' do amigo Neymar

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

05/11/2015 06h00

Xanndy soltou a voz com os versos de ‘Meu Bem Querer’, de Djavan, e conquistou os jurados Carlinhos Brown e Claudia Leitte, que viraram suas cadeiras nas audições e o colocaram na disputa da próxima fase do The Voice Brasil. Além de seu potencial vocal, sua estreia no reality musical também chamou a atenção por mostrar sua amizade com Neymar. Mas Xanndy não quer ser lembrado por ser amigo do craque e exalta sua longa trajetória na música.

Xanndy e Neymar se conheceram ainda garotos, quando jogavam pelada nas praias de Santos. Eles cresceram e a amizade se fortaleceu. De companheiro de infância aos primeiros pagodes, Xanndy se tornou próximo também do pai do atacante, da irmã Rafaella e até da ex-namorada Bruna Marquezine. Mas não quer usar isso para se promover e reclama do julgamento que enfrenta.

“Sei o preço que tenho que pagar por ele ser meu amigo. Já aconteceu de não valorizarem meu trabalho, como se eu fosse um sanguessuga do Neymar, isso não é verdade. O que me incomoda é achar que a minha carreira está sendo talhada em cima dele. Sou um cantor que por acaso é amigo do Neymar. Minha história está aí, quem quiser conhecer, é de batalha e de luta”.

“Ele é meu amigo de infância, mas isso nunca interferiu na minha carreira. Eu não peço nada para o Juninho. Ele tem a história dele, eu tenho a minha, batalhei muito para chegar até aqui, com muito esforço, sofrimento. Sou amigo dele antes de ele estourar, agora chegou minha vez”.

Neymar já deu uma mãozinha na carreira de Xanndy. Em 2012, o atacante fez três gols em um jogo contra o Cruzeiro e pediu uma música no Fantástico. Escolheu justamente uma composição do amigo, ‘Mudei de Vida’. Na ocasião, a produção do programa dominical até entrou em contato com Xanndy para fazer uma matéria. Outro dia, o craque compartilhou em seu Instagram a música “Daqui para frente”. O clipe ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações no Youtube. Quando Xanndy entrou para o The Voice, Neymar também fez uma homenagem pública ao amigo.

"Isso é positivo demais, isso é maravilhoso, ele praticamente mudou a minha vida sem ele saber quando pediu a música no Fantástico. Agradeço a Deus. No meu aniversário ele postou uma música do meu CD, e todo mundo começou a pedir a música. Mas eu nunca pedi nada, ele fez isso sem eu saber, tudo que ele faz é espontâneo".

Xanndy não é amigo só de Neymar e está bem enfronhado no meio do futebol. Ele tentou ser jogador e fez parte das categorias de base do Santos e de times como Ituano e União São João. Chegou a fazer testes na Europa, mas não deu certo. Na adolescência, a música começou a falar mais alto e ele acabou deixando os campos a contragosto do pai que queria que ele seguisse na carreira futebolística.

Do futebol, ficaram as lembranças e os muitos amigos. Como o primo de seu pai foi coordenador das categorias de base do Santos, ele virou amigo de boa parte das estrelas santistas como Robinho, Diego, Paulo Henrique Ganso, Alan Patrick, Gabigol, Geuvânio e Arouca. Outros como Vitinho, do Inter, e Everton, do Flamengo, vieram no meio do caminho. Como seu forte é o pagode, sua música se tornou muito popular entre os boleiros e ele recebe mensagens até de atletas que não conhece.

“A minha música entre eles é muito forte, tem muito jogador que fala comigo, eu recebo várias mensagens do Japão, da Bélgica, de jogadores que eu nem conheço que curtem e estão ouvindo o CD. Pouco tempo atrás, o Santos foi campeão da Copa São Paulo de futebol júnior e comemoraram o título com uma música minha. Isso que é o legal, a música não tem fronteiras”.

Quando optou pela música, Xanndy deixou Santos e se mudou para o Rio de Janeiro para tentar a nova carreira. O início foi difícil. Sem dinheiro, ele relembra a época em que passava debaixo da catraca do ônibus e precisou morar de favor. Hoje, ainda não é conhecido pelo grande público, mas já faz sucesso na noite carioca. Já faz cerca de 18 shows por mês, toca em casas badaladas do Rio de Janeiro e tem parceria com estrelas como Thiaguinho.

“Muitas portas foram fechadas, até hoje acontece, tem que passar por cima, aprimorar para fazer o certo, ir aprendendo, chorando, sorrindo, isso é o processo de amadurecimento. O The Voice é uma porta de entrada para muita coisa, já vejo as pessoas falando comigo nas ruas, nas redes sociais, pessoas famosas postando vídeos sobre mim, estou muito feliz com esse momento”.