Topo

Policia confunde tinta guache com bomba e impede corintiano de ver título

Bruno Braz, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/11/2015 21h05Atualizada em 20/11/2015 03h04

Um torcedor do Corinthians foi detido na entrada do estádio São Januário, suspeito de portar nove bombas de fabricação caseira nesta quinta-feira (19). Alan Rodrigues do Nascimento Souza foi detido por volta de 20h40, mantido sob custódia durante toda a partida e não conseguiu ver seu time se sagrar campeão brasileiro - tudo injustamente, já que acabou constatado que não portava nenhum explosivo.

Uma perícia realizada nos objetos de Alan pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Cívil revelou que os artefatos eram bem menos destrutivos: se tratavam, na verdade, de potes de tinta guache.

"Fui informado que era realmente tinta guache. O problema é que não estava em embalagem convencional. Estava em uma coisa camuflada e um pavio na ponta, então a gente tinha de deter na hora. O procedimento foi todo normal então aguardamos a policia. Depois liberamos ele", disse o Major Silvio Luiz, comandante do Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe)

Ao longo de toda a partida, segundo relatos de testemunhas, o corintiano chorou muito e alegou ser inocente, mas permaneceu detido pelos 90 minutos.

A identificação ocorreu na segunda revista pela qual passaram os torcedores: a primeira ocorreu na estrada, a segunda já na entrada em São Januário.

"Fizemos um trabalho de revista no meio da estrada. Ele veio de algum outro ponto e tentou entrar no estádio, na mesma hora foi identificado e encaminhado pra delegacia", havia dito o Major no momento da prisão.

Dentro do estádio, houve problemas: torcedores do Corinthians tentaram roubar os bares que vendiam cerveja - a polícia conteve o tumulto com bombas de efeito moral. Do lado de fora, muito tumulto na entrada dos vascaínos, com a polícia precisando utilizar spray de pimenta.

"Tudo dentro da normalidade. Um corintiano ou outro tentando saquear o bar que vende cerveja, mas tudo controlado", acrescentou o Major.

Vasco e Corinthians se enfrentam nesta quinta pela 35ª rodada do Brasileirão. O jogo, que foi cercado por clima de "guerra", é encarado como um final pelos dois clubes. Enquanto o Timão joga pelo hexacampeonato brasileiro, o Cruzmaltino luta pela permanência na série A.

Apesar da tensão, a chegada dos dois times foi relativamente tranquila - houve provocações, mas um grupo de torcedores vascaínos munidos de pedras que tentou se aproximar do ônibus do Corinthians foi frustrado pela ação da polícia.