Topo

Del Nero se licencia da presidência da CBF e deputado assume

Deputado Marcus Vicente (PP-ES) substitui Marco Polo Del Nero como presidente da CBF - Gustavo Lima
Deputado Marcus Vicente (PP-ES) substitui Marco Polo Del Nero como presidente da CBF Imagem: Gustavo Lima

Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

03/12/2015 19h42

No mesmo dia em que o FBI anunciou seu indiciamento, Marco Polo Del Nero pediu licença do cargo de presidente da CBF. Durante esse período, o dirigente nomeou o deputado federal Marcus Antônio Vicente para assumir o cargo. O substituto é vice-presidente da região Centro-Oeste e ex-presidente da Federação Capixaba, cargo que atuou por 20 anos.

“Estou no aeroporto indo para o Rio de Janeiro para me reunir com os presidentes das Federações e ver o que acontece”, falou, rapidamente, o novo presidente da CBF ao UOL Esporte.

Marcus Vicente, de 61 anos, é um dos deputados da chamada “bancada da bola” no Congresso. Ele foi eleito nas últimas eleições com 45 mil votos. Em abril de 2014, se tornou vice-presidente da CBF, quando Marco Polo Del Nero venceu as eleições para presidente da entidade. Além dele, mais quatro vices foram escolhidos na ocasião: José Maria Marin, Fernando Sarney, Gustavo Dantas Feijó e Delfim Peixoto.

Em setembro, o deputado federal pelo PP-ES fez uma consulta à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados sobre a possibilidade de haver impedimento legal de assumir a presidência da CBF mesmo exercendo o cargo de parlamentar. Ele é um dos quatro vice-presidentes da confederação e está em seu quarto mandato como deputado federal.

Nesta quinta-feira (3), a procuradora-geral Loretta Lynch, do Departamento de Justiça de Nova York, dos Estados Unidos, anunciou o indiciamento de Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, por formação de quadrilha, com diferentes confederações, federações regionais, na Fifa e também em alguns laços com empresas de marketing para receber dinheiros indevidos. Além deles, mais 14 dirigentes foram indiciados.

Confira a nota oficial da CBF:

“A Confederação Brasileira de Futebol vem a público informar, face às notícias veiculadas nesta data, que o Presidente Marco Polo Del Nero apresentou pedido de licença do cargo com a finalidade de dedicar-se à sua defesa, em vista de ter seu nome mencionado em acusações relatadas pela Justiça norte-americana e pelo Comitê de Ética da FIFA.

Em nenhum dos procedimentos relatados foi conferida ciência ao Presidente do conteúdo das acusações, sendo certa sua absoluta convicção da comprovação de sua inocência, tão logo possa exercer os consagrados e constitucionais direitos ao contraditório e à ampla defesa.

Neste período de licença, o Presidente, em cumprimento às suas atribuições estatutárias, designa, interinamente, para o exercício da Presidência da CBF o Vice-Presidente Marcus Antônio Vicente”.