Topo

Messi confirma favoritismo e leva 5ª Bola de Ouro; CR7 bate Neymar e é vice

Do UOL, em São Paulo

11/01/2016 16h53

A distância entre Lionel Messi e os demais, ao menos em termos de premiações individuais, voltou a aumentar. Nesta segunda-feira, o argentino confirmou seu favoritismo com 41,33% dos votos e recebeu, na festa de gala da Fifa, sua quinta Bola de Ouro na carreira. Mesmo sem ter vencido nenhum título no ano, Cristiano Ronaldo ficou com o vice, batendo Neymar por 27,76% a 7,86% na disputa decisiva.

A conquista deixa Messi ainda mais isolado como o grande vencedor do prêmio. Vencedor da Bola de Ouro entre 2009 e 2012, ele é o único do planeta a levar a honraria cinco vezes na carreira. Atrás dele, com duas conquistas a menos, estão Cristiano Ronaldo, Zidane e Ronaldo.

E ninguém poderá dizer que foi injusto. Com gols decisivos e grandes atuações, Messi foi o grande nome da temporada brilhante do Barcelona, que venceu no mesmo ano o Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões pela segunda vez em sua história – o argentino, não por acaso, também estava lá na primeira vez que isso aconteceu, em 2011.

"É um momento muito especial, estar de novo aqui neste palco, vencendo a Bola de Ouro depois de ver o Cristiano Ronaldo vencer pela audiência. Muito mais do que qualquer coisa que possa ter sonhado quando criança, quero agradecer a todos que me acompanharam no futebol, meus companheiros de equipe. Quero agradecer ao futebol por tudo que ele me trouxe, as coisas boas e ruins, por todo o crescimento", disse Messi.

Nas redes sociais, o craque argentino fez um longo agradecimento ao futebol. "No dia de hoje, quero agradecer ao futebol, o esporte que me apaixonou quando era pequeno e o qual sigo apaixonado cegamente. Obrigado ao futebol pelas tardes de alegrias, emoções, de gols e conquistas. Mas também obrigado por esses outros dias de sofrimento, frustrações e derrotas, tudo isso serviu também para eu amadurecer como jogador e saber valorizar os bons momentos".

"Obrigado ao futebol e a todos que me cercam e que me apoiam todos os dias: minha família, amigos, meus companheiros, os fãs... Estes prêmios individuais seriam impossíveis sem um trabalho coletivo. Por isso, este prêmio que hoje voltam a me dar, quero dedicar a todos eles, do primeiro ao último, e a esse esporte tão maravilhoso chamado futebol".

O brasileiro Neymar também parabenizou o seu companheiro de Barcelona. "Irmão...É uma honra para mim poder desfrutar ao seu lado em campo e agora em cima do palco. Você é grande e é meu ídolo. Você merece uma mãozinha", escreveu Neymar em post no Instagram ao lado de Messi

Os eleitores da Bola de Ouro, no entanto, não se encantaram tanto pelos principais colegas de Messi. Mesmo sem vencer nenhum título no ano, Cristiano Ronaldo ficou com a segunda colocação, batendo Neymar na disputa. Suárez, o terceiro nome do tridente catalão, sequer havia chegado ao top 3, o que irritou vários fãs do clube e do jogador pelo planeta. O colégio eleitoral do prêmio é formado por capitães e técnicos das seleções, além de jornalistas de vários países selecionados pela France Football.