Topo

Americano que acusa Corinthians de golpe diz que pagou a aliados de Andrés

Niki (à esquerda) e Fabio Barrozo em jantar de negócios - Arquivo Pessoal
Niki (à esquerda) e Fabio Barrozo em jantar de negócios Imagem: Arquivo Pessoal

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

02/05/2016 11h36

Helmut Niki Apaza, empresário de futebol nos Estados Unidos e piloto de avião da empresa American Airlines, gerou verdadeira caça às bruxas no Corinthians. Enquanto o presidente Roberto de Andrade sofre cobranças para demitir responsáveis por acusações de esquema de desvio de dinheiro, Niki resolveu falar.

Ao UOL Esporte, o empresário contestou duas afirmações importantes de Fábio Barrozo, ex-gerente da base e que é acusado de ser o mentor de duas fraudes. De acordo com Niki, os pagamentos foram todos feitos a Fábio, com a promessa de que seriam repartidos com Manoel Ramos Evangelista, mais conhecido como Mané da Carne, influente conselheiro vitalício do Corinthians. Além disso, o americano afirma que pagou, sim, US$ 50 mil por uma carta de representação feita por Barrozo.

À reportagem publicada no domingo, o ex-gerente Fábio Barrozo, que deixou o clube por conta do caso, afirmou que o dinheiro referente ao jovem atacante Alyson havia sido pago ao empresário Júlio César, e não a ele ou Mané da Carne. Disse também que a carta de representação havia sido trocada pelo custeio de viagens dele e de José Onofre de Almeida, diretor da base, aos Estados Unidos. Niki enfatiza que gastou, ao todo, US$ 110 mil, além de custear as referidas viagens.

Apontados pelo americano como responsáveis pelas duas fraudes, Mané e Barrozo são figuras extremamente próximas ao ex-presidente Andrés Sanchez. O primeiro foi assessor de Andrés enquanto presidente e é secretário de seu gabinete em Brasília. Já Fábio Barrozo era reconhecido na base como funcionário de confiança de Sanchez e amigo pessoal do filho dele, Lucas. Foi justamente durante a gestão Andrés que ele se tornou funcionário corintiano.

Para entender todo o caso, acesse aqui.

Abaixo, confira as declarações de Helmut Niki Apaza:

PAGOU PARA FÁBIO BARROZO E MANÉ DA CARNE
"Julio Cesar Polizeli não tem nada a ver com o caso. O dinheiro eu dei para o Fábio e Fábio me falou que ia dar para o Mané. Fábio está mentindo. Todo o pagamento foi feito a Fabio. Todo"

TESTEMUNHAS DO PAGAMENTO
"Recebi uma mensagem do Mané que fala que eu não posso provar nada referente ao dinheiro que foi recebido por eles. Por que uma pessoa que fala que não recebeu se preocupa que eu não vou poder dar provas? A pessoa inocente falaria que eu nunca dei esse dinheiro"

André Negão (à esquerda), Andrés e Mané da Carne (à direita), acusado de articular golpe - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
André Negão (à esquerda), Andrés e Mané da Carne (à direita), acusado de articular golpe
Imagem: Arquivo Pessoal

MAIS VÍTIMAS NO CLUBE
"Isso que aconteceu comigo já tem acontecido há muito tempo no Corinthians. A diferença é que eu decidi não ficar calado"

NIKI DIZ QUE PAGOU MAIS DE 100 MIL DÓLARES
"Paguei pela carta e também paguei pelo Alyson. São duas coisas separadas. É mentira que paguei as viagens em troca da carta. Eu tenho testemunhas que me viram dar dinheiro a eles. As viagens do Fabio e do Onofre não teve nada a ver. O Onofre (diretor das divisões de base) é uma pessoa correta"

NÃO PAGOU A DIRETOR DE FUTEBOL
"Não sei qual a participação do Edu Ferreira. Sei que ele é muito amigo de todos os envolvidos. Mas não paguei nada para ele"

NR.: Após Fábio Barrozo fazer versão inicial, o diretor de futebol atendeu solicitação e assinou carta de representação para Niki

EMPRESÁRIO DE ALYSON FEZ ALERTA
"O Julio me pediu para dar dinheiro pelo Alyson. Ele falava para não dar nada a eles. Mas quando ele me pediu para não dar dinheiro, eu já tinha dado o dinheiro ao Fábio. Júlio é outra vítima do esquema deles"

PAGOU A DIRIGENTES POR ALGO DO CLUBE
"Fiquei preocupado, sim. Mas me falaram que os negócios no Brasil eram assim no futebol. Mas nunca imaginei que as cartas iam ser fraudulentas. E verdadeiramente achei que a carta dos direitos econômicos era verdadeira"