Topo

Vitória 'ignora' possível denúncia do Internacional: "já comprovamos tudo"

Zagueiro Victor Ramos está emprestado pelo Monterrey, do México - Reinaldo Canato/UOL
Zagueiro Victor Ramos está emprestado pelo Monterrey, do México Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

23/11/2016 13h07

O Vitória não parece estar muito preocupado com uma possível denúncia do Internacional contra a suposta irregularidade do zagueiro Victor Ramos. O clube baiano, que já encarou a mesma acusação em duas oportunidades durante o Campeonato Baiano e não sofreu danos, lamenta a atitude do clube gaúcho e diz que ‘o futebol não merece mais isso’.

“Isso é uma responsabilidade e uma decisão exclusiva do Internacional. O Vitória já comprovou, já mostrou, já respondeu tudo que tinha que ser feito. Acho que não cabe mais nos dias de hoje esse tipo de movimentação, o futebol não merece mais isso”, disse o diretor executivo de futebol do Vitória, Anderson Barros, em entrevista ao UOL Esporte.

“Deixa que eles façam as movimentações deles até porque não tem o que o Vitória fazer nesse momento, até porque todas as justificativas legais já foram feitas”, acrescenta o dirigente baiano.

Inter e Vitória disputam diretamente uma vaga na elite para 2017, na briga contra o rebaixamento. Os baianos têm três pontos de vantagem sobre os gaúchos, que podem ser rebaixados já na próxima rodada, com um triunfo do Vitória sobre o Coritiba no Paraná, somado a qualquer resultado que não seja vitória do Inter sobre o Cruzeiro no Beira-Rio.

Victor Ramos estaria irregular por conta de sua transferência para o Vitória logo após o final de seu empréstimo ao Palmeiras, pelo qual jogou o Brasileirão 2015. Ramos tem seus direitos ligados ao Monterrey, do México, e, quando de sua transferência do Palmeiras para o Vitória, o rito na negociação não seguiu as recomendações do sistema TMS – Transfer Market System, ou Sistema de Mercado de Transferências, em tradução livre.

Na ocasião, de acordo com o sistema, a transferência partiu direto do clube paulista para o baiano, quando o procedimento padrão deveria ser feito pelos mexicanos.

Legalmente, o contrato de Victor Ramos com o Palmeiras se encerou em 31 de dezembro de 2015, com o contrato com o Vitória se iniciando em 1º de fevereiro de 2016. Durante o mês de janeiro, Ramos não teve seu registro voltando ao México. A presença do Palmeiras nos sistemas da Fifa caracteriza a transferência direta entre os brasileiros.

Ofício da CBF à Federação Bahiana de Futebol sobre o caso Victor Ramos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Durante o Campeonato Baiano, o Vitória precisou se defender da mesma acusação. Na ocasião, o procurador geral do TJD-BA decidiu arquivar o caso alegando que o TJD da Bahia não poderia julgar "atos ou omissões de dirigentes ou administradores da CBF". Isso porque um documento (imagem ao lado) do diretor de registro da CBF, Reynaldo Buzzoni, reafirmou que a transferência de Victor Ramos era de caráter nacional, uma vez que o clube detentor dos direitos do atleta, o Monterrey, do México, não solicitou o retorno do empréstimo do jogador no TMS.

Caso acatada, a denúncia prevê perda de 3 pontos por partida em que o atleta jogou, violando o artigo 214 do CBJD. Victor Ramos atuou em 24 jogos pelo Vitória até a 36ª rodada, o que daria um total de 72 pontos a serem perdidos pela equipe baiana.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.