Topo

Corinthians fará análise física do elenco para superar maratona de jogos

Balbuena em ação durante treino físico: time terá maratona de 18 jogos até a Copa - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Balbuena em ação durante treino físico: time terá maratona de 18 jogos até a Copa Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Dassler Marques e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

12/04/2018 12h00

Dezoito jogos em apenas dois meses. Essa é a maratona de jogos que o Corinthians tem pela frente depois de conquistar o Campeonato Paulista. Para encarar a sequência até a parada da Copa do Mundo, a comissão técnica alvinegra fará uma análise detalhada de todos os jogadores do elenco.

De acordo com o preparador físico do Corinthians, Walmir Cruz, a ideia é fazer um planejamento individual nos próximos dias. Nesse estudo, o peso das partidas também será colocado na balança. Até o início da Copa, o time alvinegro ainda disputará quatro partidas da Libertadores até junho, além de 12 duelos do Brasileirão e outros dois válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Dessa forma, alguns atletas já desgastados pela fase de mata-mata do Paulistão podem ser poupados no começo do Campeonato Brasileiro - a estreia corintiana será no próximo domingo, em Itaquera, diante do Fluminense.

"Vamos pegar informações dos atletas em sequências maiores de jogos e ver a melhor partida de segurar. A gente não tira do jogo para descansar, mas para treinar. Se tira para descansar e não treinar, segue no mesmo nível", explicou Walmir.

"A gente quer realmente fazer dos atletas que não participem do jogo treinem, principalmente, força. Se não treinar, fica duas ou três semanas, perde [força]. É o que mais precisa. Em sequência de jogos, vem queda de rendimento e lesões, porque não tem treinamento", completou.

Romero - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Atletas serão avaliados fisicamente
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O Corinthians se reapresentou na última quarta-feira no CT Joaquim Grava, depois de dois dias de folga. A análise da condição física dos atletas, então, será colocada em prática até a partida contra o Fluminense. "Será um período de preparação importante para nós, sem queimar etapas. Segue um planejamento à risca e depois faz tudo acontecer", frisou Walmir.

Grupo terá folgas

Depois da parada do Campeonato Brasileiro, que acontecerá ao fim da 12ª rodada, o elenco corintiano ganhará alguns dias de folga. O período deve ser de sete a dez dias. Em seguida, o grupo volta às atividades.

Inicialmente, os treinos devem mesmo acontecer no CT Joaquim Grava. Como a parada do Brasileirão vai durar 35 dias, a ideia é que o elenco consiga fazer uma inter-temporada como preparação para o segundo semestre. De julho a dezembro, o Corinthians pode fazer até 42 partidas, caso avance na Copa do Brasil e na Libertadores. Hoje, o elenco corintiano conta com 34 jogadores.