Topo

Pleno do TJD vai julgar recurso do Palmeiras por impugnação em 4 de junho

Palmeiras tenta impugnar a final do Campeonato Paulista contra o Corinthians - THIAGO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Palmeiras tenta impugnar a final do Campeonato Paulista contra o Corinthians Imagem: THIAGO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

21/05/2018 20h34

O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) vai julgar no dia 4 de junho, daqui a duas semanas, o recurso do Palmeiras sobre a impugnação da final do Campeonato Paulista. O caso será analisado pelo Pleno do tribunal, que reúne nove auditores.

O Palmeiras entrou com o recurso após o presidente do tribunal, delegado Antônio Olim, indeferir o pedido de impugnação inicial sem julgar o mérito, alegando que o clube havia perdido o prazo de dois dias após a divulgação da súmula do jogo para entrar com a ação. Já o alviverde sustenta que fez o pedido dentro do tempo correto e tenta fazer com que o caso vá a julgamento.

Além do recurso no TJD, o Palmeiras também entrou com um mandado de garantia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar obrigar o tribunal paulista a julgar o mérito da questão. O presidente Ronaldo Piacente, porém, preferiu esperar a decisão do Pleno do TJD e indeferiu o pedido.

O Palmeiras busca a impugnação da partida e afirma que houve interferência externa na arbitragem da final do Paulistão. O árbitro Marcelo Aparecido voltou atrás na decisão de assinalar um pênalti sobre Dudu no segundo tempo, após oito minutos de paralisação.

No pedido de impugnação, o Palmeiras aponta diversas contradições nos depoimentos das testemunhas que falaram ao TJD durante o processo de inquérito instaurado pelo tribunal. O clube contratou a Kroll, empresa privada de investigação, para tentar provar que a equipe de arbitragem recebeu informações externas de forma ilegal na partida.