Topo

Tratamento de Mourinho a Fred causa espanto no vestiário do United

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

07/12/2018 04h00

Fred está no centro de um dos debates mais acalorados no vestiário do Manchester United. Nos bastidores, os jogadores se perguntam por que José Mourinho não utiliza o brasileiro com mais frequência. Segundo apuração do UOL Esporte, o questionamento envolve até mesmo os atletas com maior ascendência sobre o plantel e com mais tempo de clube, como no caso dos ingleses.

Fora do time na maior parte da temporada até agora - 11 partidas de 21 - o meio-campista não ficou sequer no banco de reservas no empate em 2 a 2 com o Arsenal, no Old Trafford, na última terça-feira (5), pelo Campeonato Inglês. A equipe ocupa apenas a oitava posição depois de 15 rodadas e não vence há quatro confrontos na Premier League.

Comprado em junho por R$ 240 milhões do Shakhtar Donetsk-UCR, Fred iniciou a sua trajetória na Inglaterra como titular, mas perdeu espaço e não foi a campo nas partidas mais importantes, como duelos pela Liga dos Campeões com Juventus e Valencia e no clássico com o Manchester City. A última aconteceu em 27 de novembro, quando começou como titular no triunfo de 1 a 0 sobre o Young Boys-SUI, em casa, mas acabou substituído antes do gol da vitória.

Depois do confronto, ele admitiu ao UOL Esporte que está frustrado com a situação, que prejudicou a sua continuidade na seleção brasileira, mas ponderou que ainda passa por um processo de adaptação à nova liga e ao estilo de jogo.

A atitude de Mourinho contraria uma das mensagens que o português enviou a Fred no meio das negociações. O técnico escreveu, então, que seu meio de campo dos sonhos seria Fred, Nemanja Matic e Paul Pogba. O trio completo foi titular em apenas quatro oportunidades.

Pogba, por sua vez, também já amargou a reserva mais de uma vez, como na última terça. Como também fala espanhol, o francês campeão do mundo é um dos mais próximos de Fred no elenco, assim como Andreas Pereira, outro que teve remotas chances com Mourinho.