Topo

Inter torce contra o Spartak e traça plano para contratar Luiz Adriano

Luiz Adriano quer voltar ao Brasil e o Inter bola plano para contratar o atacante - Getty Images
Luiz Adriano quer voltar ao Brasil e o Inter bola plano para contratar o atacante Imagem: Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/12/2018 04h00

O Internacional está decidido a contratar Luiz Adriano, de 31 anos, do Spartak Moscou, e tem um plano para isso. Além de torcer pela eliminação da equipe na Liga Europa, espera as férias dele para reunião em Porto Alegre e prevê uma renovação na Rússia para saída por empréstimo. 

O Inter não terá dificuldades em convencer o atacante. Mesmo com salário superior a R$ 1 milhão mensal, ele pretende retornar ao clube que o formou. Foi no Beira-Rio que Luiz Adriano deu os primeiros chutes, fez os primeiros gols, inclusive marcando na conquista do Mundial de Clubes de 2006. 

O problema é o clube russo. Titular absoluto do time, Luiz Adriano marcou neste domingo na vitória do Spartak por 3 a 0 sobre o Anzhi. Foi o quinto gol dele nos últimos sete jogos. Para a saída, é necessário que o principal objetivo do clube se perca: a Liga Europa. 

A decisão para os russos no torneio continental ocorre nesta quinta-feira. Eles encaram o Villareal, na Espanha, precisando vencer para avançar. Atualmente ocupam o último lugar no grupo G da competição. Ou seja, o Inter torce pelos espanhóis para facilitar a saída do atacante. 

O molde de negócio imaginado em Porto Alegre é um empréstimo de um ano. Para isso, Luiz Adriano renovaria por mais uma temporada por lá e convenceria os europeus a atender sua intenção de voltar ao Brasil. O salário precisaria ser, também, dividido.

O Inter ainda tem outro argumento de negociação. Pode oferecer a preferência de compra de um de seus principais jogadores. Rodrigo Dourado, Iago e Pottker surgem como os mais interessantes sob olhar do mercado da bola. 

A única garantia é que o clube gaúcho não tem verba para entrar de vez no negócio. Ainda procurando a melhor condição financeira, caso não consiga convencer o Spartak com prorrogação da permanência de Luiz Adriano por lá após o empréstimo ou preferência de compra de algum jogador, o negócio não terá qualquer chance de se concretizar. 

Tudo isso será debatido em reunião na próxima semana. Ao sair de férias após o jogo de quinta-feira, Adriano estará na capital gaúcha, onde reside sua família. Os jogos do Spartak só serão retomados no fim de fevereiro. 

Formado no Inter, Luiz Adriano deixou o clube em 2007. Seu maior destaque ocorreu no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde permaneceu por oito temporadas. Foram 262 jogos com 130 gols. Em seguida defendeu o Milan em 36 partidas com seis gols e desde a temporada 2016/2017 defende o Spartak.