Topo

Eliminatórias da Copa começam em março de 2020 e serão em pontos corridos

Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/01/2019 15h09

Classificação e Jogos

As Eliminatórias da Copa na América do Sul começarão em março de 2020 e se estenderão até novembro de 2021, um ano antes do evento no Qatar. Foi mantido o sistema de pontos corridos apesar da possibilidade de aumento de vagas para times do continente.

Essas decisões foram tomadas na reunião do conselho da Conmebol, que se encontrou na sede da CBF nesta quinta-feira (24), pouco antes do sorteio da copa América.

A possibilidade de uma mudança no formato surgiu por causa da possibilidade de a Copa do Mundo no Qatar ser disputada por 48 seleções - atualmente são 32 países. O desejo da mudança foi admitido por Gioanni Infantino, presidente da Fifa, no início deste mês.

"Se você acha que é uma coisa boa ter 48 times na Copa do Mundo, por que não tentar quatro anos antes? É por isso que estamos analisando se é possível ter 48 times já em 2022. A Copa do Mundo acontecerá no Qatar com 32 times. Obviamente, se pudermos aumentá-la para 48 times e fazer o mundo feliz, deveríamos tentá-lo", disse na ocasião.

A Copa do Mundo de 2022 será disputada no final do ano, por causa do forte calor do Qatar em junho, mês em que normalmente o Mundial é disputado. Caso um aumento de participantes ocorra, isso mudaria também o número de vagas da América do Sul. Atualmente, a Conmebol tem direito a 4,5 vagas. Com a mudança, aumentaria para 6,5 vagas.