Topo

Corinthians

De titular a encostado: como estão todos os reforços do Corinthians em 2019

Badalados, Vagner Love e Mauro Boselli são dois dos reforços que ainda não renderam o melhor que podem - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Badalados, Vagner Love e Mauro Boselli são dois dos reforços que ainda não renderam o melhor que podem Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

01/03/2019 04h00

Os 12 reforços contratados pelo Corinthians nesta temporada vivem fases diferentes de adaptação. Poucos já têm moral suficiente para serem titulares, alguns ainda estão tentando se encaixar no modelo pensado por Fábio Carille, e outros parecem ter desperdiçado a oportunidade que tiveram no início do ano. Abaixo, o UOL Esporte separa os jogadores em algumas categorias com base no que se espera de cada um deles no curto prazo.

Quem chegou e já virou titular

Sornoza - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Três reforços já são considerados fundamentais no Corinthians, mesmo sem ainda estar em seu melhor nível. O zagueiro Manoel está longe de ser unanimidade entre os torcedores, mas tem a confiança de Carille e deve ser mantido ao lado de Henrique ainda que a zaga já tenha protagonizado várias falhas neste começo de ano. O treinador considera que a dupla tem evoluído e já disse que só vai mudar caso perceba, "em algumas rodadas", que não está funcionando.

No meio-campo, Júnior Urso e Sornoza enfrentam menos questionamentos. O primeiro é considerado a espécie de volante "rompe linhas" que tanto fez sucesso no Corinthians recentemente: é ele o dono da vaga, desbancando Ramiro neste primeiro momento. Ao lado dele, o meia equatoriano está entre os maiores destaques de 2019, com cinco assistências para gols.

Quem ainda tenta se encontrar

Ramiro conduz bola - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Os reforços mais badalados do ano ainda patinam no Corinthians. No ataque, Boselli está muito atrás na disputa com Gustagol e por isso tem apenas três jogos como titular nos 13 disputados pela equipe em 2019. Vagner Love vive situação semelhante: apesar de ser a alternativa favorita de Carille para mudar as partidas, ainda não funcionou como titular.

É Ramiro, no entanto, quem mais chama a atenção. Dele se espera alguém voluntarioso e preciso no passe, um coadjuvante que dê suporte à criação sem prejudicar a marcação. Por enquanto, porém, as principais características do ex-gremista não apareceram. Na urgência da busca por um padrão de jogo, Carille atualmente prefere Júnior Urso por dentro e um jogador mais incisivo pela direita.

Outro ainda em adaptação é Richard. O volante figurou no time principal de forma precipitada no início do ano, mas desde então jogou menos. Ele ocupou a vaga de Ralf enquanto este esteve lesionado, mas também pode atuar ao lado do camisa 15 - como nos minutos finais contra o Racing, na quarta-feira (27). Outro reserva é Michel Macedo, que foi prejudicado por uma lesão mas já se recuperou e estreou sem comprometer. Na reserva de Fagner, deve ser acionado apenas quando estritamente necessário.

Quem teve chance, mas está "esquecido"

André Luis Corinthians - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

André Luis e Gustavo Silva foram contratados por terem características similares: velocidade pelas pontas, facilidade para buscar jogadas individuais. Os dois começaram a temporada com a confiança de Carille, mas perderam espaço à medida que o time não funcionava no modelo proposto originalmente pelo treinador.

André foi inclusive titular nas duas primeiras partidas, mas não apareceu mais; Gustavo entrou no clássico contra o Palmeiras e não joga desde então. Um fator determinante para a dupla perder importância foi a contratação de Love, que logo virou o preferido de Carille para a vaga de segundo atacante. Clayson também tem sido muito acionado após ter se recuperado de lesão.

Méndez e Régis ainda não foram testados

Bruno Mendez - Agência Corinthians - Agência Corinthians
Imagem: Agência Corinthians

O zagueiro Bruno Méndez e o meia Régis são os reforços mais recentes do Corinthians em 2019. A dupla já treina no CT Joaquim Grava, mas ainda sem previsão de estreia. Os dois apareceram no gramado pela primeira vez na última terça-feira (26), quando fizeram trabalho físico à parte do restante do elenco. Méndez até treinou com bola ontem, dia em que foi anunciado oficialmente como reforço -deve ocorrer o mesmo com Régis nos próximos dias.

Corinthians