Topo

Vendas raras na era Qatar e "prisão de ouro": como PSG espera manter Neymar

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris (FRA)

02/04/2019 04h00

Em um episódio de 2015, o zagueiro Marquinhos entrou na sala do presidente do Paris Saint-Germain, o xeque Nasser Al-Khelaifi. Na oportunidade, o pedido era para facilitar uma desejada transferência para o Barcelona. A tentativa foi em vão. Por sua vez, o meia Lucas Moura passou meses encostado no ano passado sem conseguir uma transação para outro clube.

São alguns dos relatos do entorno dos jogadores brasileiros ouvidos pelo UOL Esporte que demonstram ser missão complicada tentar tirar Neymar do Parque dos Príncipes, mesmo para um gigante como o Real Madrid.

VEJA TAMBÉM

Thiago Silva e Marquinhos, já com anos de experiência da gestão Qatar dentro do PSG, desdenham nos bastidores da possibilidade de saída Neymar ou do jovem Kylian Mbappé. No mercado, o clube francês também ganhou fama de implacável, vendendo poucos jogadores e mantendo os principais nomes, mesmo que a contragosto.

Neymar tem contrato com o PSG até julho de 2022. E antes dele, quem viveu a experiência de cumprir todo o acordo contratual com o clube foi o sueco Zlatan Ibrahimovic. A ida para o Manchester United, em 2016, só foi possível no encerramento do vínculo de quatro anos estabelecido com o clube de Paris, em 2012.

"Sabemos como o Nasser (presidente do PSG) é com seus jogadores e que ama suas peças importantes. Não vejo motivos para que ele deva sair. Está bem aqui, é feliz e dá para notar isto dentro de campo. Só posso dizer que desejo boa sorte ao Barcelona ou Real Madrid se quiserem tirar o Neymar daqui", ironizou Marquinhos na única vez que falou sobre o tema, no fim do ano passado.

Na gestão Al-Khelaifi a partir da temporada 2011-2012, o PSG se notabilizou por ser um clube comprador. Vender os craques não faz parte dos planos e Neymar já tem até a negociação para uma renovação contratual em andamento, conforme assegurou o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, em recente entrevista ao UOL Esporte.

"Prisão de ouro"

Em suas seis temporadas completas pelo PSG, o xeque tem a venda do português Gonçalo Guedes ao Valência como o maior negócio efetuado. Foram 40 milhões de euros pagos pelo clube espanhol para um jogador que já havia atuado a temporada anterior por empréstimo no time e não tinha interesse em regressar ao Parque dos Príncipes.

No total dos quase oito anos do comando de Al-Khelaifi são "apenas" 342,5 milhões de euros lucrados em venda de jogador, de acordo com o site transfermarket.com. No quesito compras, no entanto, a soma chega a 1.17 bilhão de euros, com Neymar sendo o carro-chefe, com custo de 222 milhões de euros.

"O Neymar não vai sair do PSG. Vivi isso de especulação com o Verratti. Os jogadores ali estão trancados em uma prisão de ouro. São contratos impossíveis em outros lugares", foi a resposta do italiano Donato di Campli, o ex-empresário de Verratti, às especulações em torno da transferência de Neymar para o Real Madrid.

"Nem o Real Madrid e nem qualquer outro clube. Não precisam nos chamar por Neymar ou qualquer outro jogador. O Real Madrid sabe perfeitamente que Neymar não está à venda e que o jogador não deixará o PSG neste verão [meio do ano na Europa]. Temos uma relação fantástica com Neymar e seu pai, construída para que dure muito tempo", destacou o presidente do PSG recentemente em manifestação à imprensa francesa.

Pai nega privilégios e fala em privações de Neymar

UOL Esporte