Topo

Real Madrid

Chance de Zidane a filho repercute no Real e divide opiniões na Espanha

Luca Zidane, goleiro do Real Madrid, disputa bola com rival do Huesca; filho do técnico jogou no fim de semana - Javier Soriano/AFP
Luca Zidane, goleiro do Real Madrid, disputa bola com rival do Huesca; filho do técnico jogou no fim de semana
Imagem: Javier Soriano/AFP

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/04/2019 04h00

Afastado da briga por títulos em virtude das eliminações na Liga dos Campeões e da Copa do Rei, além da campanha aquém do esperado no Campeonato Espanhol, o Real Madrid teoricamente viveria um fim de temporada tranquilo. Teoricamente. Uma escolha do técnico Zinedine Zidane no último fim de semana, na vitória sobre o lanterna Huesca, gerou debate na Espanha: o francês colocou simplesmente o filho Luca como titular no gol da equipe.

Luca Zidane treina no profissional do Real Madrid e já jogara sob o comando do próprio pai, na primeira passagem. Entretanto, o duelo do último fim de semana marcou a estreia do jovem de 20 anos no estádio Santiago Bernabéu, um marco para qualquer jogador do clube. Houve quem elogiou e quem criticou a aparição do prodígio pela primeira vez na temporada - o treinador, obviamente, saiu em defesa.

"Quando Luca joga não é porque é meu filho. Ele é um jogador do Real Madrid. Creio que era uma boa oportunidade e que teve um bom desempenho. Luca tem caráter e personalidade", elogiou o pai e treinador Zinedine Zidane.

"Não falo como pai, porque o que me interessa é falar como treinador. Ele [Luca] me parece bastante maduro e tem técnica para jogar. Não sente medo e isso me agrada. Luca é o terceiro goleiro. Courtois não estava bem fisicamente, e Keylor Navas vinha de jogos pela seleção", acrescentou o campeão mundial pela França em 1998.

A opção de Zidane gerou críticas de Bernd Schuster, ex-jogador e comandante do Real Madrid. O alemão acredita que a decisão do treinador serviu apenas para expor o jovem de apenas 20 anos. Luca defende o clube desde 2004, quando o atual técnico ainda era o talentoso meia da equipe da capital espanhola.

"Não gosto destas coisas de pais treinadores e filhos jogadores. No fim, é o rapaz quem pode sair prejudicado", comentou o alemão de 59 anos, em entrevista concedida à rádio Onda Cero.

A posição em defesa do ato de Zidane veio de um ex-comandado, alguém com poucas chances enquanto jogador do Real Madrid. Parte do elenco do clube entre 2015 e 2019 e atualmente goleiro titular do Leeds United, Kiko Casilla saiu em defesa do filho do técnico, a quem destinou muitos elogios.

"Luca Zidane será um goleiro de elite por muitos anos", resumiu o ex-atleta do Real Madrid, em entrevista ao Marca.

"Tudo o que acontecer com Luca de bom, eu serei o primeiro a ficar feliz. Ele é uma grande pessoa e também um ótimo goleiro. Creio que deu um salto de maturidade neste ano e está jogando muito bem pelo Real Madrid Castilla", finalizou o Kiko Casilla.

Real Madrid