Topo

Internacional

Com "índice de Copa do Mundo", Iago vira termômetro da intensidade do Inter

Iago em ação pelo Internacional. Jogador mostra ótimos índices físicos - Ricardo Duarte/Inter
Iago em ação pelo Internacional. Jogador mostra ótimos índices físicos Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2019 04h00

Se o Inter é um time que se baseia em intensidade, um jogador se difere dos demais. O lateral esquerdo Iago, de 22 anos, é o líder em índices físicos do Colorado. Segundo estatísticas que a reportagem do UOL Esporte acessou, o jovem atinge picos de velocidade e intensidade dignos de Copa do Mundo.

Entre os diversos comparativos e documentos de análise física do time gaúcho, a relação entre o desempenho de Iago e dos laterais esquerdos finalistas da última Copa chama atenção.

Equiparado, nos jogos da Libertadores, a Ashley Young, da Inglaterra, Lucas Hernández, da França, e Ivan Strinic, da Croácia, sendo que a Bélgica ficou fora do comparativo por não utilizar um lateral de origem, o jogador do Internacional foi superior em velocidade e teve o mesmo nível em intensidade de jogo.

O pico de velocidade de Iago na Libertadores foi registrado diante do Alianza Lima, no Beira-Rio, quando atingiu 34,5 km/h. Entre os finalistas da Copa, o pico de velocidade registrado foi 31 km/h, de Ashley Young.

Ainda nos documentos acessados pelo UOL Esporte, cujos dados partem do software de análise Instat Football, Iago teve índices entre os três primeiros em intensidades diferentes de corrida comparado com os participantes do mundial.

Nos bastidores do Beira-Rio, Iago é tratado como uma joia. Trabalhado desde sua chegada, ainda na base, para assumir a titularidade na lateral esquerda, conquistou posto graças à lesão de Uendel no início do ano passado e ostenta lugar absoluto desde então.

E a permanência na equipe também se justifica pelo modelo de jogo. Apostando em um time de disputa física e muita intensidade, um jogador com a velocidade e a participação dele consegue cobrir uma faixa de campo maior em menos tempo, durante praticamente todo o jogo.

Iago percorre, em média, 10,965 quilômetros por jogo. Sendo 11,5% em "alta intensidade", ou acima de 20 Km/h.

A velocidade, sua principal característica, o acompanha em todos os compromissos. De acordo com o estudo do Internacional, o pico de sprint sempre variou entre 28,8 km/h (contra o Palestino) e 35,5 km/h (diante do Novo Hamburgo).

E a pouca idade aliada aos índices despertam interesse de longe. Clubes da Itália, Portugal e Espanha já observam o jogador há algum tempo e a possibilidade de negociação na próxima janela de transferências é real.

Iago atuou em 18 das 25 partidas do Inter na temporada e soma 1.575 minutos em campo. O próximo compromisso do Colorado será terça-feira às 21h30 (de Brasília), contra o River Plate.

Internacional